quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Youtube F1 Classic: GP da Alemanha 1970



No próximo ano falar-se-á muito desta temporada, e do homem que a conquistou o título depois de estar morto: Jochen Rindt. Como homem prevenido que sou, ando a escrever para o meu arquivo pessoal as corridas dessa temporada, que serão publicadas neste local ao longo de 2010. Ontem à noite escrevia sobre o GP da Alemanha, quando procurei por filmagens sobre a tal corrida. Vim a descobrir esta pérola a cores, provavelmente da TV alemã, com muitos pilotos a falarem sobre Hockenheim.


E porquê, dizem vocês? Em 1969, os pilotos já consideravam o Nurburgring Nordschleife como demasiado perigoso para conduzir. Já tinham convencido os organizadores do GP da Belgica, em Spa-Francochamps a elevarem as condições de segurança e queriam fazer o mesmo com o GP da Alemanha. Perante a relutância da organização, ameaçaram boicotar a corrida. com isso, eles cederam e arranjaram Hockenheim como alternativa. Os pilotos gostaram, porque era mais pequena, mais rápida... e mais segura do que Nurburgring, pois os organizadores tinham colocado rails de protecção após o acidente mortal de Jim Clark, dois anos antes.


No filme, veêm-se vários testemunhos de pilotos satisfeitos com a escolha, como Jo Siffert, Jack Brabham, Jacky Ickx, John Surtees, Jackie Stewart, Dennis Hulme... satisfeitos com o traçado. Em claro contraste com as declarações dos espectadores... No final do filme, uma curiosidade: esta é provavelmente uma reportagem pré-corrida, pois logo a seguir passam para um directo da pista. A preto e branco.

Sem comentários: