quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Novo sistema de pontos a caminho?

A FIA reuniu-se esta tarde, pela primeira vez sob a presidência de Jean Todt. Apesar das conclusões só serem anunciadas na sexta-feira, surgiu esta tarde uma proposta que pode revolucionar o actual sistema de pontos da Formula 1: o sistema de pontos pode ser alargado até ao décimo posto, e o vencedor poderá ganhar... 25 pontos!

"Estamos desenvolvendo propostas detalhadas para melhorar o espectáculo. Elas terão efeito a partir do campeonato de 2010. A FIA e a FOM irão colaborar ainda mais para melhorar a comunicação e a promoção do campeonato para os média e para seus fãs no mundo inteiro", afirma na FIA num comunicado.

O actual sistema de pontuação, implementado em 2003, dá 10 pontos ao vencedor, oito ao segundo classificado, seis ao terceiro, e assim por diante até ao oitavo posto. Agora, no novo sistema de pontuação proposto, alegadamente pelo facto de o pelotão se alargar até a uma grelha de 26 carros, os dez primeiros pontuarão, num sistema semelhante ao Moto GP: o vencedor terá 25 pontos, o segundo terá 20, o terceiro 15, o quarto 10, o quinto oito, o sexto seis, o sétimo quatro, o oitavo três, o nono dois e o décimo classificado obterá um ponto.

Em suma, as vitórias serão valorizadas, algo que é bastante melhor do que o sistema de medalhas proposto por Bernie Eccelestone no inicio deste ano, cuja contestação por parte dos construtores, jornalistas e adeptos foi tal que cedo foi abandonado.

1 comentário:

Paulo Abreu disse...

Gostei da proposta, mas acho que a pole e melhor volta deveria valer um ponto cada também!