quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O último post do ano e as prespectivas para 2010

E pronto... chegamos ao Dia de São Silvestre. Ou se perferirem, ao último dia de 2009, a primeira década do século XXI. Dentro de algumas horas, veremos os primeiros fogos de artificio na Nova Zelândia e Austrália, e depois veremos, vindo o nosso Leste, no sentido dos fusos horários, a inevitável marcha do relógio, apontando para as doze badaladas da meia noite. Nessa altura, vestidos de branco, abrimos o champanhe (Espumante, Cava ou Asti...) e comemos as doze passas, esperando nós que o ano que aí vem seja melhor do que o ano que passou.


Até foi um bom ano, no meio da crise. Tivemos... o quê? Um campeão inesperado, de uma equipa que no inicio do ano ninguém dava nada, um grande susto, uma tentativa de regresso frustrada (mas mais tarde corrigida, noutra equipa) alguns ingressos, um "regresso" e lutas interinas por várias razões, desde um sistema de pontos... ridiculo, até a um "combate dos Chefes" entre FIA e FOTA, que chegou ao ponto de ruptura. E tivemos escândalos na pista... ao retardador, e a consequente explusão dos prevaricadores. E a retirada de duas construtoras, com uma terceira a decidir a sua permanência, mas a um nivel reduzido.

Isto foi 2009. O ano que aí vêm prespectiva-se como atraente, no mínimo. Teremos pelo menos seis ou sete bons candidatos ao título, o regresso de Michael Schumacher, mas não a bordo de um Ferrari, como muitos esperavam. O seu destino vai ser a Mercedes, a mesma que dezoito anos e meio antes, pagou-lhe o lugar vago na Jordan para, numa pista onde nunca tinha corrido antes, surpreender meio mundo. Teremos o regresso dos nomes Mercedes e Lotus, teremos uma grelha alargada a 26 carros e um calendário de 19 pistas, cada vez mais dirigidas para o Médio e Próximo Oriente... mas teremos o regresso do Canadá. Ao menos isso!

Estas são as prespectivas que veremos na Formula 1. Noutras categorias, o panorama também vai ser diferente: o ingresso de Kimi Raikonnen nos Ralies, a bordo de um Citroen C4 WRC vai ser um motivo de atracção e curiosidade, e decerto que a IRL e a Le Mans Series também vão ser motivos de interesse para todos nós, bem como o Rali Dakar, que arrancará no final da semana, em Buenos Aires para a sua voltinha na América do Sul, bem longe das suas origens africanas.

Perspectivas pessoais para 2010? Bom, como já disse, preparo a publicação do meu primeiro livro. Não é uma obra de ficção, é mais uma colectânea do que de melhor já escrevi aqui. De uma certa forma, é começar a ganhar dinheiro com isto, sem Google Adsense ou algo parecido. Se as coisas correrem bem, outros surgirão. Até uma obra de ficção, que claro, nada tem a ver com o automobilismo. Mas espero um dia ter força de vontade para escrever tal.

E 2010 também é um ano redondo por outra coisa, algo que, confesso, tem a minha atracção: será o 40º aniversário de uma temporada tão "horribilis" como o facto de este ano termos comemorado o 15º aniversário dos eventos de Imola. Ao longo do ano que aí vêm, falarei dos eventos que rodearam esse ano anormal, onde três pilotos encontraram a morte, um deles acabou coroado campeão do mundo.

E agora, ergo antecipadamente o meu copo de champanhe, desejando a todos vocês, amigos e vistantes deste blog, um excelente ano de 2010!

5 comentários:

Tomas disse...

Muito boa postagem.
gostei do resumo, ficou bem legal.
enquanto ao seu livro, seria muito interessante se você escrevesse, várias pessoas se interessariam...
O negócio é ganhar dinheiro, mas é bem melhor assim do que com o Google Adsense.
Desejo um feliz 2010 repleto de realizações e muito sucesso ao blog!
abraço;
Tomas, do Blog Fórmula 1

Pedro disse...

Olá Speeder.

Um grande 2010 para ti, que te traga tudo de bom, continua a deliciar-nos com os teus artigos, sou fã, todos os dias dou um saltinho aqui ao Continental Circus para ver e ler as novidades.

Dá-lhe com força no teu livro, boa sorte!

Tenho o Kit do Ferrari 126CK praticamente terminado, em breve vou mostrar novidades, vais gostar.

Um Grande Abraço de Almada.

Pedro Costa

http://maniadcarrinhos.blogspot.com/

KaStutz disse...

Muito bom o post!
Parabéns pelas conquistas, que 2010 seja ano de realizações e tudo de bom!
Deus te abençoe
Beijao

Paulo Gouvêa Jr. disse...

ótima postagem. fechou o ano com chave de ouro! ótimo 2010 para vc e a todos os seus familiares!

abs
Coruja

Vitor Ribeiro disse...

Vais escrever um livro? Não sabes no que te metes, eheheh... Mas logo, logo ficas a saber: no problemo! Força nessa tarefa, eassim como em todas as outras, e votos de um excelente 2010!