sábado, 5 de dezembro de 2009

Youtube F1 Classic: GP do Brasil de 1972



Esta vi no Blog do Gomes, e concordo com eles: isto é um tesouro! Estamos a falar de uma transmissão que julgava estar perdida, pois falamos de uma corrida extra-campeonato. É o GP do Brasil de 1972, a primeira prova de Formula 1 em solo brasileiro. E como a coisa era tão inédita e tão especial, que não só teve 150 mil pessoas a assistir á corrida em Interlagos, como a transmissão da corrida foi feita... a cores. Creio que deve ter sido das primeiras realizações desportivas a serem filmadas nesse estilo.


O filme é longo, mas justifica-se: mostra as três primeiras voltas, onde podemos assistir a uma briga entre irmãos, com Wilson Fittipaldi, no seu Brabham, na frente, até que Emerson, no seu Lotus 72, passa á frente, com o Brabham de Carlos Reutmann e o March de Ronnie Peterson lá atrás. E claro, a corrida teve mais dois brasileiros a participar: José Carlos Pace, no seu March inscrito pela Williams, e Luiz Pereira Bueno, o "Peroba", num outro March inscrito pela equipa Hollywood. Sobre este último, pouco depois da corrida, ele usou o March para dar mais umas voltas ao circuito, onde entre outras coisas, marcou um recorde no anel exterior de Interlagos. Até ais dias de hoje, ele não foi batido.


Digam o que disserem, para mim isto é uma pérola. em todos os aspectos. E quanto aos narradores... agora já sei de onde o Galvão Bueno se inspirou. É do Gerrraldo, minha gente!

3 comentários:

Rafael Rosa disse...

Sensacional este vídeo! Nunca tinha visto. O interlagos antigo era uma pista espetacular!

William disse...

Como era uma beleza os antigos grandes premios , o Pole erá com uma volta de mais de 2 minutos de duração ! ali estava lotado , e o tal geraldo com seus rrrrrrrrrrrrrrs realmente eu pensei a mesma coisa que voce quando falou o Galvão imita este cara até os dias de hoje !!!

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Eu estava lá!!! Foi uma loucura , tinha credencial p/ o box mas cheguei tarde , tive que parar o carro na Avon uns 2km da pista e fui andando tinha tanta gente que assisti a corrida das arquibancadas em frente ao Café.Grande pista e grandes pilotos , quando o Emerson quebrou foi um Ahhhhh! só.