domingo, 13 de dezembro de 2009

Youtube One Hit Wonder: Baltimora (Tarzan Boy)



Sem grande coisa para fazer (na realidade, o trabalho que fiz vai ser publicado durante a semana que vai começar) dei por mim a vaguear no Youtube, onde colidi com uma recordação da minha infância: "Tarzan Boy", de um grupo chamado Baltimora. Lembro-me que esta musica fartava-se de passar durante o Verão de 1985, quando tinha eu acabado de fazer nove anos.


Um musica tipica dos anos 80, mas quando fui matar a curiosidade na Wikipédia, mais supreendido fiquei. E achei tão interessante que vale a pena falar aqui. Os Baltimora eram um grupo italiano de New Wave, que em conjunto com outras bandas vindas do continente europeu, formaram aquilo que se chamou na altura de "Euro Disco". Modern Talking, Sabrina, e outros, aproveitaram esta cavalgada e lá conseguiram chegar aos tops europeus, numa era pré-MTV no Velho Continente.


O grupo era todo constituido por italianos, excepto o vocalista, um sujeito chamado Jimmy McShane, um bailarino norte-irlandês que sabia cantar um pouco, mas que tinha presença em palco. Foi descoberto por Maurizio Bassi, um produtor de musica que era o teclista da banda, e logo entrou. Em 1985, fizeram um álbum, "Living in a Background", e para single de lançamento, colocaram este "Tarzan Boy". A musica foi um sucesso imediato, alcançando os primeiros lugares de vendas um pouco por toda a Europa, e chegando a ser numero 3 na Grã-Bretanha. O mais curioso disto tudo é que nesta musica... McShane não cantava. Fazia "playback", pois o verdadeiro cantor era Bassi.


Colocaram mais algumas musicas, que tiveram menor sucesso, e o álbum foi lançado no inicio de 1986. Contudo, as vendas foram modestas, apesar de terem entrado no mercado americano, o seu tempo tinha passado. Lançaram ainda outro álbum, "Survivor in Love", em 1987, mas não deu. Pouco depois, a banda acabou.


Uma última nota, mais triste: McShane era gay, e contraiu HIV pouco depois, acabando por morrer devido a complicações relacionadas com a doença a 29 de Março de 1995, aos 37 anos de idade.

Sem comentários: