sábado, 14 de março de 2009

Uma visão do futuro?

Tentar prever o futuro é o que se faz desde a noite dos tempos. Depois do que vimos esta semana em Barcelona, há pessoal que começa a acreditar que é isto que vamos ver dentro de 15 dias, em paragens australianas. E então decidiram fazer esta fotomontagem...




Será assim? Não sei. Só acredito vendo. Mas se as previsões se confirmarem, vai ser um senhor abalo na Formula 1... e muita gente irá morder a lingua, certamente!

WRC - Rali do Chipre (Dia 2)

O dia de hoje no Rali do Chipre tem sido movimentado para Sebastien Löeb, com vários problemas de travões e de orientação, mas apesar das complicações, continuou na liderança. Problemas de travões, aliados a um toque na 11ª classificativa, fizeram com que a diferença para Mikko Hirvonen, o segundo classificado, caisse para os 49,8 segundos.

O piloto finlandês beneficiou do carro ser melhor em terra para ultrapassar o espanhol Daniel Sordo e chegar ao segundo lugar, o que até foi o lado bom da Ford hoje, pois Jari-Mari Latvala, o outro piloto oficial, sofreu um despiste e perdeu mais de 20 minutos, afundando-se na classificação geral.

O quarto classificado é um surpreendente Petter Solberg, que a bordo de um Citroen Xsara datado, conseguiu estar sempre ao ataque, vencendo as duas últimas especiais do dia, e recuperou tempo ao piloto espanhol, estando agora a meros 15 segundos do segundo piloto da Citroen, e a hipótese de um pódio é meramente realista.



Na categoria de Produção, Armindo Araujo continua na liderança e resiste aos ataques de Patrik Sandell, no seu Skoda Fabia S2000. O piloto português tem agora uma vantagem de 15,4 segundos sobre o sueco, e vai ver se vai manter a diferença nos troços finais de amanhã, para assim poder conseguir a sua primeira vitória na categoria de Produção. o terceiro classificado é o qatari Nasser Al Attyah. O rali termina manhã.

Speeder Questiona... Ylan Marcel (Motorizado)

O meu convidado de hoje é como eu, um profissional da comunicação, e um especialista de automobilismo. Aos 27 anos, e a viver na Barra da Tijuca, uma das zonas míticas do Rio de Janeiro, Ylan Marcel começou em 2002 a ganhar experiência no jornalismo universitário, na Universidade Candido Mendes, a trabalhar no jornal “O Canhoto”, onde era sub-editor da área desportiva. A partir de 2005, e durante mais de um ano, trabalha no site F1 na Web, do jornalista Ricardo Perrone, onde tratava das notícias diárias, além de transmitir corridas em tempo real e manter uma coluna quinzenal. Graduado em 2006, voltou recentemente aos estudos para fazer pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte.

Enquanto isso, em 2008 decide criar o seu blog, o Motorizado, onde trata de abordar quase todas as categorias do automobilismo de um modo que vá para além da simples noticia. Em Novembro, transferiu o blog para a plataforma Wordpress, onde ainda se mantêm. E agora, é o meu convidado no “Speeder Questiona…” deste Sábado.

1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Como jornalista, achei que precisava de um espaço para apresentar textos e outras habilidades, como edição de imagens e vídeos. Então, juntei minha maior paixão à profissão.

2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

O nome precisava ter algo relacionado ao automobilismo. Achei que “Motorizado” daria uma boa impressão. Um título simples e que reúne, ao mesmo tempo, velocidade e ação. Preciso fazer justiça aqui e dizer que foi o arquitecto e “cartoonista” Rodrigo Figueiredo quem idealizou o banner e o slogan: “Detalhes do automobilismo. E em detalhes”. Agradeço a ele pela melhorada na aparência do blog.

3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Trabalhei entre 2005-06 no site F1naWeb, do jornalista Ricardo Perrone. Era um dos responsáveis por abastecer o site com notícias de diversas categorias diariamente. Também transmitia corridas em tempo real, além de manter uma coluna quinzenal.

4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Não sou muito bom de datas. Na verdade, o endereço inicial do Motorizado era http://www.motorizado.zip.net/. O blog continua on-line, para aqueles que quiserem ver meus textos antigos. Comecei em meados de 2008, mas não divulgava. Quando migrei para o WordPress, em Novembro, tive acesso a um contador mais fiável, que não registra os meus próprios acessos. Até então, são quase 6.000 pageviews. Não sei se isso é bom ou ruim, mas não é o que mais me importa no momento. Sei que tive um pico de 271 visitas num só dia, o que me deixou animado. Mantive uma média de 200 visitas antes do Carnaval, mas na semana do feriado ela caiu para 100. Enfim, acredito que só no início da temporada da F1 é que os números aumentarão para valer. E a partir daí, terei uma ideia do número de pessoas que o Motorizado está atingindo. Por enquanto, estou me divertindo. E adorando esta brincadeira… (risos).

5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Existem alguns especiais, daqueles que você lê e pensa: “Nossa, mandei bem”. Mas o auto-elogio é sempre perigoso e, por isso, prefiro que os outros o façam (ou não) na parte dos comentários.

6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?

Creio que não seja só uma questão de escrita. O blog e a internet, de uma maneira geral, nos permite uma diversidade de linguagens e procuro utilizá-las no Motorizado. Sempre ao final de cada sessão de testes, treinos ou corridas, busco trazer aos leitores um post com foto(s) e outro com vídeo(s) do evento. Às vezes, não basta descrever uma ultrapassagem. É preciso mostrar como foi. Digo isso porque conheço o público que curte automobilismo. Eles gostariam de ir às provas da F1, da Indy, NASCAR, MotoGP, etc. Mas é tudo muito caro e longe. Além disso, poucas pessoas têm acesso à TV a cabo no Brasil, que ainda é um serviço muito caro. Então, perdem a oportunidade de ver as corridas que gostam. O Motorizado tenta, de alguma maneira, oferecer um pouco da emoção das corridas a essas pessoas. Não me limito apenas a resultados oficiais e declarações de pilotos. Outro diferencial do Motorizado é a extensa lista de links na barra lateral da página. Lá tem sites de equipes, pilotos, categorias, circuitos, etc.

7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

Além do Motorizado e o Continental Circus? rs... Existem vários com bom conteúdo e atualizações constantes. Porém, a maioria dos blogs anda apenas reproduzindo as notícias dos grandes sites, deixando de lado a opinião e a análise, que, em minha visão, é a essência deste canal. Portanto, para ser sincero, não me prendo a um ou mais blogs específicos para visitá-los diariamente. Faço isso com sites de notícias, como o Autosport e o F1-Live.

8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Vou te decepcionar. Não! Lembro de flashes de corridas que assistia na infância, na época do Piquet e do Senna, na década de 80. Mas qual, exatamente, foi a primeira corrida que assisti ao vivo e na íntegra, não lembro. Já tentei puxar pela memória, mas não veio, mesmo.

9 – E qual foi aquela que mais te marcou?

Sem dúvida, Ímola-94. Lembro que as temporadas de 1992-93 eu não acompanhei com tanto afinco. Naquela época, assistia às corridas apenas para torcer pelo Senna com a minha mãe. Como nessas temporadas a McLaren estava mal, me desmotivei. Em 94, com ele indo para a Williams, decidi que iria voltar a ver. Porém, perdi a primeira corrida em Interlagos, porque saí para almoçar com a família no Domingo. A segunda prova foi em Aida, no Japão, de madrugada. Não tinha o hábito de ficar até tarde para ver F1. Então, não vi também. Eis que chega a terceira etapa da temporada, em Ímola. Não costumava ver treinos e fiquei sabendo dos desastres de Barrichello e Ratzemberger pelos noticiários da TV. Já a corrida, foi aquela agonia. Para você ter uma ideia, pensei que a Fórmula 1 deixaria de ser disputada por causa da morte do Senna. Ele representava muito para todos nós, para o universo da velocidade. O governo brasileiro decretou luto oficial de três dias na época. Porém, é (também) devido a sua morte que a categoria alcançou o nível de segurança e profissionalismo que vemos hoje. Como se pode notar, em toda situação, por pior que ela seja, podemos tirar coisas boas. Senna, além de génio, era um homem a frente de seu tempo. Muitas das coisas que ele exigia, na época, eram motivos de desdém do Sr. Max Mosley, presidente da FIA. Hoje em dia, estão nas entranhas da categoria e ninguém se atreve a demovê-las. A questão da segurança é o maior dos exemplos. Era uma luta que Senna travava praticamente sozinho.

10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

As entrevistas do Piquet são as melhores. Mas, como piloto, Ayrton Senna foi mais rápido e, como pessoa, carismático. O Fittipaldi tem uma história mais brilhante, pelo conjunto da obra. Foi campeão na F1 e na F-Indy, além de vencer as 500 Milhas de Indianápolis. Ele foi o desbravador brasileiro em ambas as categorias.

11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Sim, já deveria ter sido em 2008. Mas não acho que Massa conseguirá, jamais, ocupar um lugar no coração dos brasileiros como estes três. Atualmente, o mundo gira numa velocidade tão alta que quem é ídolo hoje, amanhã já está no esquecimento. Não sei se é uma visão particular minha. Mas vejo as vitórias de Piquet e Senna como épicas. Já as de Rubinho e de Massa, apesar do mesmo tema da vitória da TV Globo, parecem carecer daquele algo mais. Não são emocionantes. Isso é reflexo do mundo em que vivemos. A velocidade da informação cada vez maior deixa os pequenos detalhes de lado e transforma a todos nós apenas em receptores de informação e não de emoção.

12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Seu estilo de pilotagem parece mais com o do Senna em início de carreira. Muitos erros bobos (como em Melbourne e Sepang no ano passado) combinados com ultrapassagens de tirar o fôlego (na largada de Hungaroring, também em 2008). Já as suas entrevistas conseguem ser mais sonolentas que as de Fittipaldi. Muito polido, também por causa do contrato rígido que tem com a Ferrari, o que impede o público e os fãs saberem, de fato, o sentimento dele após uma tremenda manobra ou uma “vexaminosa cagada”. Ele sempre diz que “temos um carro competitivo” e “tentaremos o melhor resultado possível”. Ah, faça-me o favor... Outro dia vi o Hamilton dizer que o Raikkonen não tinha colhão para dividir uma curva. Ou o Vettel dizendo que ”sentia as bolas do saco rasparem no asfalto quando contornava a Eau-Rouge”. Puxa, isso sim, são entrevistas e declarações! (risos)

13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Hamilton somou mais pontos e “só” por isso foi campeão. Creio que o título de 2008 ficará marcado como aquela conquista em que o campeão errou menos que seus adversários. Ainda assim, Lewis não foi espetacular, visto que quase entrega o ouro novamente no final. Seus erros foram vários: no Bahrein, onde decolou em Alonso; no Canadá, onde protagonizou um lance amador com Kimi Raikkonen, no pit-lane; na França, onde foi punido por ultrapassar o Vettel por fora da pista, além da corrida burocrática em Interlagos. Também errou na largada de Fuji, atrapalhando a prova de metade do grid. Hamilton tem qualidades e para sempre será um campeão mundial de Fórmula 1. James Hunt, Keke Rosberg e Damon Hill também o foram, o que não denota no título um grau de genialidade. Mas ainda não o vejo como um dos grandes. Trata-se de um bom piloto. Apenas. Vale lembrar que é jovem e pode evoluir.

14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Michael Schumacher. Não há como negar os feitos deste cidadão em sua carreira na Fórmula 1. Nunca torci por ele, nem, muito menos, fui seu fã. Mas, se você fizer um apanhado histórico, o alemão está em primeiro em quase todas as estatísticas. Ainda que escolher o melhor, maior ou mais marcante da história, exija cuidados e considerações especiais. É impossível comparar a Fórmula 1 de hoje com a da época de Senna. Ou com as épocas de Emerson, Clark, ou Fangio. Esses foram os melhores enquanto estiveram nas pistas. Assim como Michael. Cada um em seu tempo.

15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Nos últimos anos, tenho me apaixonado pela NASCAR. É impressionante como um bloco de 25/30 carros consegue dividir, numa velocidade superior a 300km/h, em filas de três ou quatro carros, aquelas pistas inclinadas. A MotoGP também me encanta, apesar do domínio de Rossi. Costumo acompanhar as três categorias. Pena que a emissora que tem os direitos de transmissão da categoria aqui no Brasil, não passe também os treinos. Já a F-Indy está no sangue, desde a década de 90, quando o SBT passava as provas. Curti muito os títulos do Gil de Ferran, Cristiano da Matta e Tony Kanaan nos últimos anos. Lembro de ter faltado a uma decisão de campeonato do nosso time de pelada, no Aterro do Flamengo, em 1996, para ver uma corrida. Meu primo Luciano até hoje lembra desta passagem e me condena. Afinal, eu era o goleiro e, sem mim, o time levou uma surra… (risos)

16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Claro. O Motorizado é um blog para o público do automobilismo. Aqueles que vierem em busca de uma cobertura específica em Fórmula 1 irão se desiludir. Fórmula 3, A1GP, WTCC, dentre outras categorias menos apreciadas, também terão espaço por lá.

17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Sim! Uma Renault R26 de Fernando Alonso. O carro do bicampeonato do asturiano. Além disso, também possuo, na casa de meu pai, uma Ferrari F2005 de Michael Schumacher.

18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Inicialmente, me surpreendi. Logo quando contrataram Ross Brawn, pularam fora? Mas é compreensível. Os resultados estavam ridículos. Como sempre, aqueles carros do Geoff Willis não andam nada. Era assim na Williams, quando ele produzia aqueles horrorosos “caixotes voadores” de 2001 até 2003... Mas o problema não era só Willis. Acho que as equipes japonesas não alcançam o sucesso na Fórmula 1 de hoje em dia justamente por causa da logística que aplicam na categoria. Esse negócio de ter uma base na Europa e outra no Japão, definitivamente, não funciona. Ou Honda e Toyota voltam a ser somente fornecedores de motor – um papel que sempre exerceram com muita competência, por sinal – ou confiem num grupo que possa tomar decisões de forma independente dos executivos da fábrica, na Europa. Profissionais competentes, como Mike Gascoyne ou Ross Brawn, perdem tempo em projectos nos quais não tem a liberdade que teriam numa McLaren ou Ferrari. Acho que a Fórmula 1 anda muito dinâmica para a cultura dos japoneses, sempre metódicos e de decisões a longo prazo. Por isso vemos BMW e Red Bull chegando outro dia e já colhendo resultados que os japoneses jamais obtiveram. E olha que seus orçamentos costumam ser dos mais altos da Fórmula 1...

19 – Ficaste satisfeito com a solução arranjada pela Honda, de uma Brawn Grand Prix, e pela escolha de Barrichello em detrimento de Bruno Senna?

Sim. Ross Brawn é competente e inteligente, além de experiente para liderar uma corporação que pretende ser vencedora. A escolha dos pilotos também foi correcta, optando pelo tempo de pista que possuem Jenson Button e Rubens Barrichello. Bruno Senna ainda terá sua oportunidade, talvez nesta mesma equipe. O brasileiro está sendo sondado pela Mercedes e, além da McLaren e Brawn GP, os alemães ainda fornecem motores para a Force India. Ou seja, vagas não faltarão. No momento, acho que Senna até atrapalharia o novo time, uma vez que jamais alinhou num GP. Mas creio que o sobrinho do tricampeão possa ter uma carreira de mais sucesso que as de Button e Barrichello.

20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

O segundo post da história do Motorizado foi intitulado de “Não ao motor padronizado”. Era um desabafo sobre esta tendência que anda corroendo a categoria. Corte de custos, padronizações, etc. Nada disso combina com a Fórmula 1, que sempre representou a vanguarda da tecnologia no mundo da velocidade. Porém, para uma realidade imediata, a idéia não é ruim, não. À primeira vista, parece terrível conceber que montadoras como Mercedes, BMW ou Toyota possam competir com motores Cosworth padrão. Afinal, aonde estariam com a cabeça os executivos destas mega empresas? Fazer propaganda de uma montadora concorrente em seus próprios carros? Mas não é bem assim. A Cosworth foi escolhida para fazer um motor padrão às equipes independentes. Estas comprariam suas unidades a um custo mais baixo (dez milhões de euros por ano, como você mesmo lembrou). Já as montadoras, continuariam fabricando seus motores, mas com especificações semelhantes as do projecto da Cosworth. Aí não vejo problema algum. É uma medida benéfica e que pode ajudar na saúde financeira de times tradicionais, como a Williams, que andam sempre a beira de um colapso. Além disso, no campo político, poderia acabar com a dependência dos times independentes às montadoras que lhes fornecem motores. No caso da própria Williams, ela cede um de seus cockpits a um piloto da Toyota (Kazuki Nakajima), em troca de preços mais acessíveis dos propulsores japoneses. Neste caso, optando pelos Cosworth, a Williams teria mais liberdade para a escolha de sua dupla.

21 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas um disparate proveniente de um homem já senil?

Não, essa não dá, mesmo! Outro dia, assistindo a rodada dupla da A1GP na África do Sul, em Gauteng, me surpreendi com a premiação do pódio. Os três primeiros ganham medalhas de ouro, prata e bronze. Porém, o regulamento que vigora por lá é de pontos corridos. No caso da idéia de Ecclestone, não existiria mais a distribuição de pontos. Quem vencesse mais corridas seria proclamado campeão. Isso quer dizer que, numa temporada de 18 corridas, se um piloto vencesse as 10 primeiras, as oito restantes seriam apenas exibições amistosas. Em 2004, Schumacher conseguiu algo parecido, com 11 vitórias nas primeiras 12 provas. Ainda assim, com o actual sistema de pontuação, a temporada só foi terminar no GP da Bélgica, a quatro rodadas para o fim do certame. É melhor deixar como está, não?

22 - O que achou até agora dos novos carros de 2009?

Horrorosos. Tomara que os regulamentos aerodinâmicos surtam o efeito desejado, dando uma nova dinâmica nas corridas e aumentando as ultrapassagens e as emoções. Caso contrário, pode passar uma borracha em 2009 e voltar a 2008.

23 - Que ideia é que ficaste dos testes da pré-época? Esperas uma temporada de 2009 equilibrada ou imprevisivel?

Imprevisível, por conta dos resultados dos testes. Cada dia uma equipe lidera os ensaios. Além do mais, a BrawnGP andando bem é uma surpresa. No exato instante em que te escrevo estas linhas, Jenson Button fecha a jornada de quarta-feira sendo 1s mais rápido que a Ferrari de Massa. Falando na Scuderia, ela me parece ser o time mais consistente, mas Toyota e BMW também estão fazendo bonito. Por fora, diria que correm Red Bull e Renault. Já a McLaren está bem cotada para ser o fiasco do ano. A BrawnGP será a maior surpresa. Andando bem, causará espanto pela rapidez com que triunfou. Se andar mal, será totalmente o oposto dos treinamentos desta semana, o que chamará a atenção também. Enfim, essa pergunta poderia ser melhor respondida depois do dia 27 de março...

24 - Com isto tudo, quem é o teu favorito ao título mundial?

É complicado. Veja o exemplo dos últimos anos. Em 2006, a Ferrari estava em baixa, começou mal e Schumacher só não foi campeão por causa de um motor queimado, no Japão. Em 2007, todos davam como favas contadas o duelo interno da McLaren. Hamilton não teria a menor chance contra o espanhol e, ao final do ano, só não alcançou a taça por erros bobos. Já em 2008, Kimi Raikkonen tinha tudo para caminhar facilmente na trilha do bi, mas... sucumbiu diante de um desacreditado Felipe Massa. E Hamilton acabou campeão, sendo bem menos espetacular que no ano de sua estréia. O que quero dizer com isso? Simples. A julgar por agora, a realidade é uma. Talvez em abril, seja outra completamente diferente. Desculpem, ficarei devendo esta resposta. Favoritos, mesmo, só depois das primeiras corridas de 2009.

25 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Sim, concordo. Sinto exactamente isso. Aliás, que longa espera é essa entre uma temporada e outra, hein? Creio que é o pior momento para aqueles que acompanham a Fórmula 1. Sinto-me um morto em vida.

26 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

A sensação de acelerar um kart é indescritível. Tudo parece mágico. O barulho do motor, a vibração do cockpit, deslizar nas curvas e acelerar nas retas, bem como controlar o bicho nas zebras e nas ondulações da superfície. Fora o risco de um acidente, o que torna tudo mais desafiador. Não basta ser rápido, tem que chegar ao final. Vivo e sem um arranhão, de preferência. É diferente de qualquer outra actividade.

27 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Sim. De 1950 ao início da década de 80, (risos). Se bem que, se tivesse vivido tudo isso, já seria um velhinho. E, no auge de meus 27 anos, tenho a expectativa de poder desfrutar de muitas temporadas pela frente.

28 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Vi pela primeira vez numa indicação do L.A. Pandini, do GP Total. Ele integrava a Rádio F1naWeb e, após ouvir a edição, corri para o site dele e vi as imagens. A impressão que dá é que, a qualquer momento, um dos dois sairá da pista ou estampará um muro. Mas a habilidade de ambos impressiona. Tentaram comparar esta passagem com o duelo entre Massa e Kubica no GP do Japão de 2007. Mas é diferente. No caso mais recente, além da chuva, a pista de Fuji proporciona áreas de escape muito maiores. Massa, inclusive, só ganha a posição ao final porque tracciona melhor numa delas. Na França, em 79, foi tudo bem mais natural. E valendo o segundo posto, não o quinto...

29 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Acredito que existe uma mitificação enorme em torno de Gilles. Isso geralmente ocorre com pilotos que morrem nas pistas. O caso mais conhecido por todos nós foi de Ayrton Senna. Aliás, Gilles era um dos ídolos do brasileiro. Não acho que Gilles foi o melhor, mas sim o mais espectacular. Era um “showman”! O próprio acidente fatal dele é uma imagem cinematográfica, com o devido respeito a sua memória e a seus fãs.

30 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Cara, tenho uma história bastante curiosa com relação a simuladores. Precisaria de algumas páginas para descrever tudo que já vivi neles. Fui apresentado ao World Circuit, de Geoff Cramond, em 1994, por meu primo Luciano. Disputamos campeonatos aos montes na casa de minha saudosa avó Celina, em Laranjeiras. Anos depois, quando ganhei um computador, comprei o GP2, que simulava a temporada de 1994. Meu primo e eu, além de um amigo, Francisco Sonilton, duelamos novamente. Isso foi em 2000 e sobre esses campeonatos produzi dois anuários, uma espécie de resumão sobre o evento em questão. Tenho eles até hoje no armário de meu quarto na casa de meu pai. Depois veio o GP3, o qual joguei compulsivamente entre 2002 e 2006. Simulei uma carreira, na qual começava em 1985, na Tyrrell, e terminava numa equipe própria, em 2009, a Marcel’s F1. Já o GP4 foi o auge. Junto dos mesmos Luciano e Sonilton, além de amigos como Eduardo Prado e Thiago Magalhães, virávamos noite jogando o simulador. Fazíamos regras, punições, alterávamos a pontuação. Era uma zona. Altas discussões sobre acidentes! Só faltava a galera sair no tapa. Chegamos a pegar um mini-gravador e fazer entrevistas entre nós mesmos. Era um barato. Infelizmente, a galera não se junta mais. No entanto, estou aguardando com ansiedade o lançamento da Codemaster, previsto para o ano de 2009.

31 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Sinceramente? NADA! Mas por duas vezes um blog chegou a nos indicar. O Café com F1 e o Análise F1. Eles ganharam um prêmio das meninas do Octeto e tinham que indicar 15 blogs de suas preferências. O Motorizado e eu ficamos muito orgulhosos de sermos lembrados, apesar da pouca divulgação e do pequeno tempo de vida.

32 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Os garagistas são a essência daquilo lá! Frank Williams é um ídolo para mim, uma vez que sustenta sua equipe, numa cadeira de rodas, ainda que venha perdendo dinheiro nos últimos anos. Chegou a vender sua colecção de carros antigos para turbinar o orçamento do time. Se não me engano, isso foi em 2006. Qualquer montadora, ao primeiro prejuízo, pula fora sem a menor cerimónia. Eles não amam a Fórmula 1. Tem nela apenas uma óptima ferramenta de marketing e de desenvolvimento de novas tecnologias. Por outro lado, têm muito mais dinheiro que qualquer garagista. Portanto, se chegarem (como chegaram) com caminhões de dinheiro, se dispondo a ter uma equipe, o farão. Podem até não obter os resultados esperados, mas tomarão o espaço dos garagistas. Pior: encarecerão o espectáculo, como fizeram com a F1 nesta última década. Assim, fica difícil para os independentes sobreviverem. Não é uma questão de escolher: só garagistas ou só montadoras. Tem de haver um equilíbrio. A Fórmula 1 parece que ainda não conseguiu encontrá-lo e sofre com a crise mais do que deveria. Categorias como MotoGP, NASCAR e Indy conseguiram encontrar soluções interessantes para estes problemas. Espero que a F1 também consiga, pois é triste saber que a grelha para o GP de Melbourne do próximo mês pode contar com somente 18 carros.

33 – Já agora, que impressão é que ficaste do novo Autódromo de Portimão?

Além de bonito e muito bem localizado, estou sabendo que Tony Teixeira, dono e idealizador da A1GP, comprou um enorme terreno naquela região e pretende fazer ali a fábrica de sua equipe de Fórmula 1. A pista é bastante seletiva, tem um asfalto impecável e uma parte em subida bastante cinematográfica. Tem tudo para entrar no calendário, já em 2010. Estou torcendo por isso.

34 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Pra mim, Lucas di Grassi é o melhor deles. Senna e Piquet carregam sobrenomes de peso o que claramente os ajudam a obter vagas em quaisquer categorias. Mas a forma como Di Grassi domina um carro da GP2 é fenomenal. A facilidade dele em tornar a mediana Campos Racing numa vencedora de GPs e campeã de construtores no ano passado, me impressionou bastante. Já Nelsinho, acho até que terá vida curta na Fórmula 1. Tomar 18x0, mesmo que seja do Alonso, não é um bom cartão de visita. Com excepção do GP do Japão, onde terminou em quarto, pressionando o campeão Raikkonen, não lembro de nenhuma performance digna de aplausos dele. O pódio na Alemanha não conta. Foi um bom resultado, mas que não demonstrou excelência de desempenho. Bruno Senna é uma grande incógnita. Ficou 10 anos parado, pois sua família o proibiu de correr depois da morte do tio. É a fase em que o garoto aprende as manhas, os truques, tudo. E ele não passou por nada disso. Talvez esteja aí a explicação de Senna ainda não ter nenhum título em sua curta carreira.

35 - Que impressão é que ficas do novo projecto de Ken Anderson e Peter Windsor, a USF1? Achas que deve ser levado a sério?

Lançaram a equipe de forma oficial nesta semana e parece que estarão mesmo no grid em 2010. Ainda não apresentaram a equipe técnica, nem pilotos. Mas há tempo para buscar isso. Falta um ano para a temporada do ano que vem começar... Mas estou levando fé, muito mais que nesses boatos que surgem todos os dias sobre a compra da Honda. Enfim, já são uma realidade. Mostraram a cara, tem site oficial, anunciaram planos, etc…

36 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Sim. Ainda não sei manejar muito bem este blog. Não consigo incluir nada além de links ou posts. Gostaria de aproveitar melhor a barra lateral, incluindo banners, etc. Eu sou o responsável pelo Motorizado. Na minha família, ninguém gosta do assunto. Meus amigos também não curtem. Portanto, tenho que me virar sozinho. Estou aberto a parcerias com outros blogs, sejam de jornalistas ou não. Adoro falar, escrever e pensar sobre automobilismo. E adoraria dividir uma “mesa-redonda” com quem se dispusesse a comentar o dia-a-dia das categorias mundo a fora.
Para encerrar, gostaria de agradecer a oportunidade desta entrevista. Acho que cheguei a ler na íntegra todas as que já fizeste com os blogueiros. É uma iniciativa original. Ficava me imaginando, um dia, sendo entrevistado. E não é que a hora chegou? E eu nem esperava que isso fosse acontecer. Obrigado mais uma vez. Vamos trocar muitas figurinhas daqui pra frente!

Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:

19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)
4 de Fevereiro de 2009 - Bruno Mantovani (Mantovani.zip.net)
14 de Fevereiro de 2009 - Luiz Alberto Pandini (Pandini GP)
18 de Fevereiro de 2009 - Gonçalo Sousa Cabral (16 Valvulas)
28 de Fevereiro de 2009 - Babi Fanzin (Velocidade.org)
4 de Março de 2009 - Kimi Cris (Galáxia F-1)
7 de Março de 2009 - Maria Quiroga (F1 by Mai)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Os 40 anos de um carro histórico

Para muitos, é o melhor carro de Sport-Protótipos de sempre. Para outros, simplesmente um dos melhores da história do automobilismo. Mas todos os amantes dos bons carros sabem que este carro marcou uma geração. O Porsche 917 faz hoje 40 anos, data da sua apresentação pública no Salão de Genebra, perante Ferdinand Piech, um dos administradores da Porsche, e Gerhard Mitter, um dos pilotos da marca.


O projecto foi lançado em Junho de 1968, depois da aprovação pela FIA da Classe 5, um regulamento que permitia carros de Sport-Protótipos com motores até 5 litros de cilindrada, e peso de 800 quilos. Apresentado em Genebra, começou a competir no mês seguinte, depois da conclusão dos 25 exemplares, requisito minimo exisgido pela entidade desportiva internacional. E apesar de um mau começo, começaram a ganhar ainda em 1969, partindo para uma carreira de sucesso que se iria prolongar até 1973, vencendo campeonatos e corridas míticas como as 24 Horas de Le Mans, as 12 Horas de Sebring, as 24 Horas de Daytona, ou competições como o Mundial de Endurance e o Can-Am.


O de 1973 foi dominado pela versão 917/30, pilotado pelo americano Mark Donohue (1937-75), e era o mais potente carro feito até á altura, pois tinha uma potência de 1200 cavalos. Ficou com a alcunha de "Can Am Killer", pois depois dela, essa competição americana praticamente acabou no ano seguinte, combinado com o primeiro choque petrolífero.




E também foi o carro de um filme: "Le Mans", um docu-drama de 1971, com Steve McQueen como actor principal. Apesar de não ter sido um sucesso comercial, tornou-se num filme de culto. E segundo o Pandini, tentou conduzir este carro na edição de 1970 com Jackie Stewart! Mas a Warner vetou essa participação...


Se quiserem conhecer melhor a história, podem ver o artigo que o Luiz Alberto Pandini fez no seu blog. É simplesmente uma prosa genial sobre a história de um carro simplesmente incontornável para qualquer adepto do automobilismo.

WRC - Rali do Chipre (Dia 1)

Começou esta manhã o Rali do Chipre, uma etapa do Mundial que está de regresso ao calendário, como acontecerá daqui a quinze dias em Portugal, mas parece que os protagonistas são os mesmos: Sebastien Löeb e o seu Citroen C4 WRC.
Num rali perfeitamente anormal (primeiro dia de asfalto, restantes dias de terra), o piloto francês dominou como quis, pois a primeira superficie é a sua de eleição. No final das classificativas de hoje, a diferença para o segundo classificado, o seu compamheiro de equipa Daniel Sordo, é de 41.8 segundos. Ambos os carros levam uma vantagem consideravel para o terceiro, o Ford Focus de Mikko Hirvonen, pois esta já se encontra a um minuto de Löeb.

Apesar de amanhã o rali passar para troços de terra, e o piloto francês ser o primeiro a arrancar, o que normalmente dá desvantagem sobre a concorrência, a Ford já dá este rali como "perdido": Hirvonen já disse que perder um minuto para o francês é uma proeza "aceitável".

O segundo piloto da Ford, Jari-Mari Latvala, é quarto, a apenas 8,4 segundos de Hirvonnen. O quinto é o noarueguês Petter Solberg, no Citroen Xsara privado, mostrando que mesmo com um carro datado, continua a ser rápido, estando à frente do Citroen C4 do francês Sebastien Oiger, que corre na "equipa B" da Citroen...

Entretanto, na categoria de Produção, o lider é... Armindo Araujo. Depois de ter ganho o "shakedown" de ontem á tarde na sua categoria, o piloto português domina a prova a seu bel-prazer, vencendo... todos os troços do dia! o piloto da Mitsubishi lidera com uma vantagem de 33,2s sobre o sueco Patrik Sandell, que está num Skoda Fabia S2000, superior ao Mitsubishi, mas que simplesmente não conseguiu acompanhar o ritmo do piloto português. O italiano Simone Campedelli, actual terceiro classificado, já está a... 1 minuto, 34.9 segundos!


O rali prossegue amanhã.

Eis um videozinho interessante...



Este é um video tirado nesta semana de testes em Barcelona, e basicamente é uma competição entre finlandeses: Heiki Kovalainen e Kimi Raikonnen. Ambos decidiram fazer uma simulação de partida, com o piloto da McLaren na frente. Não se sabe os pesos que os carros tinham nesse momento, mas o mais interessante é que mesmo com o "handicap", Raikonnen ultrapassa facilmente Kovalainen.


Apesar de ser um comparativo isolado entre as duas equipas mais poderosas do pelotão do ano passado, pode exemplificar muita coisa acerca do que se passa em ambas as equipas, não acham?


Ah... o video está no novo blog português Start/Finish Line, que começou as suas actividades esta semana. Vão lá visitá-lo e digam de vossa justiça!

quinta-feira, 12 de março de 2009

WTF? Outra vez Brawn?

"Se repetirem os tempos de quarta feira de manhã em Melbourne, Button e Barrichello ganharão o GP da Austrália com uma volta de avanço", Sam Michael, Williams.


"Eles são um segundo mais rápidos do que nós. Não pode ser real.", técnico da Ferrari.


"A equipa teve mais tempo para desenvolver o carro de 2009 do que outros. Aparentemente compensou", Norbert Haug, Mercedes.


Estas são as reacções de alguns dos técnicos e responsáveis de algumas das principais equipas de Formula 1 captadas pela revista alemã Auto Motor und Sport, aos feitos de Rubens Barrichello e Jenson Button, que a bordo do Brawn BGP 001, andaram esta semana a pulverizar os tempos nos testes colectivos desta semana em Barcelonam, espantando o pelotão da Formula 1. Hoje foi a vez de Rubens Barrichello a andar no carro, andou 110 voltas ao circuito espanhol fazendo um tempo 0,848 segundos mais rápido que o segundo classificado, Nico Rosberg. (1.18,926 segundos do brasileiro contra 1.19,774 do alemão da Williams).


O Autosport inglês chama a isto "o fim de semana de sonho da Brawn GP" enquanto que Barrichello foi mais modesto: "Estou feliz com as milhas que acumulamos hoje, e ppelo facto de termos completado a simulação de corrida", disse no Autosport inglês. "Estes exercicios de qualificação foram também muito uteis mara mim e para a equipa para estarmos prontos para Melbourne", concluiu o veterano piloto brasileiro.


Agora só falta uma sessão de testes, de novo em Jerez, para começar o Mundial a sério, em paragens australianas. Se até agora tinhamos uma confusão total, e a ideia de um equilibrio entre equipas, a Brawn (ex-Honda) pode ter baralhado tudo. E se a marca japonesa se retirou cedo demais? Parece que Ross Brawn está a provar isso ao resto do mundo: o melhor bocado foi guardado para o fim...

Bolides Memoráveis - Lotus 95T (1984)

Com a morte de Colin Chapman, no final de 1982, sendo sucedido pelo seu braço-direito Peter Warr, e o ingresso de Gerard Ducarouge como projectista na equipa alguns meses depois, salvando aquilo que seria uma temporada desastrosa para a marca, com o chassis 94T, o primeiro a albergar os motores Renault Turbo, a Lotus encarava o ano de 1984 com melhores expectativas do que o habitual, e apostado em aproveitar melhor as potencialidades que tinha em mãos. No final dessa época, apesar de não terem ganho qualquer corrida, o carro tinha voltado a colocar a marca na primeira linha e a discutir os primeiros lugares em corridas, não chegando lá devido à enorme superioridade demonstrada pela McLaren e o seu chassis MP4/2, naquela temporada. Contudo, tinha dado a Elio de Angelis a sua melhor classificação de sempre, graças a uma regularidade impressionante nos primeiros lugares.


Desenhado por Gerard Ducarouge, era o primeiro carro a ser inteiramente desenhado de raíz desde o famoso Lotus 88 de chassis duplo, em 1981. Era um carro convencional, com um depósito de gasolina limitado aos regulamentares 195 litros, com um centro de gravidade situado na frente do carro. A grande novidade estava na traseira, com uma asa contendo as famosas "orelhas" que serviam como apoio aerodinâmico suplementar. Com o motor Renault Turbo de 1.5 litros, e com pneus Goodyear, em troca com os Pirelli, que não deram grandes reultados, o Lotus 95T era um carro potente, e prometia bons resultados para De Angelis e Nigel Mansell, os pilotos da equipa.


Em Jacarépaguá, De Angelis confirmava os testes, ao fazer a "pole-position", mas na corrida, não foi além do terceiro lugar. Contudo, era o primeiro pódio do italiano desde a sua vitória em Zeltweg, ano e meio antes. A regularidade foi o apanágio de De Angelis nesse ano, com quatro pódios, sendo o melhor um segundo lugar em Detroit. Mas o azar, algumas quebras e a azelhice de Mansell impediram de marcar mais pontos, ou então de vencer uma corrida.


O melhor exemplo disso foi em Dallas, onde sob calor abrasador e um mau asfalto, Nigel Mansell e Elio de Angelis monopolizaram a primeira fila da grelha. Mansell liderou as primeiras 38 voltas, até ser ultrapassado por Keke Rosberg. Mas no final, De Angelis foi apenas terceiro, depois de problemas iniciais com um dos cilindros do seu motor Renault Turbo, enquanto que Mansell foi sexto, fazendo a sua cena mais famosa: batendo na ultima volta, a escassas centenas de metros da meta, saiu do carro e o empurrou, tentando ainda cortar a meta (apesar da manobra ser ilegal!) mas as duas horas de corrida sob o sol abrasador do Texas levaram a melhor ao piloto inglês, levando-o ao desmaio.


Contudo, apesar desses contratempos, a Lotus iria ser terceira classificada no Mundial de Construtores, com 47 pontos no total, e Elio de Angelis era terceiro classificado no de Pilotos. A Lotus estava de volta aos lugares da frente, mas num ano dominado pelos McLaren, tinham falhado a vitória. Isso só aconteceria no ano seguinte, com outro carro, e outro piloto, que tinha ido para o lugar de Mansell, quando este saiu para a Williams, no final desse ano. Mas essa é outra história...


Chassis: Lotus 95T
Projectista: Gerard Ducarouge e Martin Ogyilvy
Motor: Renault Turbo V6 de 1.5 Litros
Pilotos: Elio de Angelis e Nigel Mansell
Corridas: 16
Vitórias: 0
Pole-Positions: 2 (De Angelis 1, Mansell 1)
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 47 (De Angelis 34, Mansell 13)


Fontes:


quarta-feira, 11 de março de 2009

Às vezes, lembro-me dos meus amigos

Com os meus últimos dias preenchidos com um novo projecto jornalistico (daqui a uns dias contarei mais), não tenho muito tempo para falar sobre os outros que andam na Blogosfera. Mas hoje é diferente, pois comemora-se o 1º aniversário de um dos mais marcantes blogs desta blogosfera automobilistica falada em português: o F1 Nostalgia, o blog do Rianov Albinov.

Já não recordo bem quem foi o primeiro. Acho que foi ele a mandar uma mensagem para mim, a dar o seu conhecimento, ou se foi o contrário. Mas uma coisa é certa: foi eventualmente um dos blogs que mais me marcou, pela sua originalidade. Não é todos os dias que se vai buscar do fundo do baú coisas esquecidas há eras, que a nova geração se esquece, ou nem ocorria ter alguma vez existido. E ainda tenho algumas para mostrar, qualquer dia, para futuras historietas...


O blog do Rianov está agora de serviços mínimos, depois de o ter congelado durante algum tempo, no inicio do ano. Mas mesmo assim, ele consegue surpreender-nos, com as fotografias que traz. A ele, como prova da minha amizade, só lhe posso desejar um feliz aniversário, e que em breve volte com toda a força!

Algumas impressões sobre os testes de Inverno...

Eu não costumo falar sobre os testes, pela relatividade que eles trazem. Mas que a cada sessão que passa, vejo algumas ideias dos quais posso chegar a determinadas conclusões.



Primeiro: A McLaren tem problemas sérios com a asa. Experimentar novos tipos de asas a 15 dias de Melbourne demonstra que andam com problemas sérios em mãos. Quando Norbert Haug, o patrão da Mercedes, disse esta manhã em Barcelona que está preocupado com o desenvolvimento do carro, o caso tem potencial para ser grave, pelos menos nos primeiros tempos. Os pneus traseiros desgastam-se em menos de dez voltas, e para além das asas novas, andam a testar um novo fundo na traseira do McLaren MP4/24.

Segundo: O equilibrio presente nos testes. Apesar da Ferrari mostrar que continua com a sua competitividade intacta, com o seu F60, o resto é uma tremenda confusão e incerteza. BMW e Toyota fazem tempos bem decentes, e podem mostrar-se como candidatos sérios à vitória. A mesma coisa se pode dizer da Red Bull. E a própria Force India, que seria a séria candidata ao lugar de "fundo de pelotão", demonstrou que com motor Mercedes, pode dar um salto de qualidade.

Terceiro: Brawn GP. Foram os últimos a entrar, e não demonstram ser o "bombo da festa" que todos falavam. Muito pelo contrário. O chassis parece ser bem nascido, e os tempos feitos não parece terem sido feitos em "tanque vazio". E mesmo o potencial "handicap" de mudar de motor a meio do percurso (de Honda para Mercedes) não parece ter afectado o desempenho do carro. O próprio Ross Brawn, numa entrevista ontem à alemã "Auto Motor und Sport" afirmou que os tempos feitos não são "bluff": "Se os outros soubessem quanta gasolina estava no tanque, eles ficariam surpresos. Até a Mercedes, que é a nossa parceira no fornecimento de motores, não acreditou quando dissemos para eles", disse, em declarações captadas pelo site Pitstop.

Existem dois factores nesta história. Primeiro, Brawn está a desenhar este carro desde meados do ano passado. Segundo, parte dos regulamentos actuais tem dedo dele, apesar de ser um trabalho colectivo, de cooperação entre escuderias. Logo, ele já fez o trabalho de casa desde há muito. O seu grande medo era que como o carro se comportaria com um motor diferente daquele que foi planeado. Aparentemente, melhor do que se esperava... E parece que tem algumas originalidades.

E ontem, o Ico, que assiste "in loco" aos testes, lançou a questão: e se Ross Brawn for Walter Wolf? Explicando: e se Ross Brawn vencer na estreia, em Melbourne, da mesma maneira que Walter Wolf fez, quando venceu no seu primeiro GP, em Buenos Aires 1977, com Jody Scheckter ao volante? Brawn já disse que não vai usar o KERS esta época, e este dispositivo ainda não é fiável. Como isto é um jogo, e os testes tem uma importância relativa, podemos afirmar que neste caso em particular, algumas combinações vencedoras envolvem chassis bem feitos, mais pilotos experientes...

Dia 29 vai ser o primeiro tira-teimas.

Speeder Questiona... Wellington Lucas (Formula One Addict)

Julgava que depois do Kimi_Cris não poderia aparecer ninguém tão ou mais novo do que ele. Enganei-me, quando vi o Wellington e o seu blog F1 Addict. Wellington Lucas, de 14 anos, de Campo Limpo, arredores de São Paulo, afirma que acompanha a Formula 1 desde os três anos de idade, e no inicio do ano, como muitos outros, decidiu construir o seu blog. Portanto, aqui é tudo quase novo: quer ele, quer o blog.


Outra coisa interessante neste campo: quem é que teve a ideia da entrevista foi ele e não eu, ou seja, autopropôs-se. Certo dia, recebo na minha caixa de correio as respostas às minhas perguntas, copiadas obviamente das entrevistas já publicadas. Gostei da ousadia dele, e achei por bem publicá-lo e dar a conhecer o seu blog. Afirnal, foi um dos seus sonhos alcançados! Seja bem vindo a este mundo, mano!


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Eu participava de um fórum na Fórmula 1 Brasil, lá é legal mas não era notado e por isso quis abrir o meu próprio blog, onde eu podia falar do que eu achasse interessante.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Eu queria um nome em Inglês, eu tinha colocado Formula One Fan e não gostei. Aí queria colocar um nome diferenciado que é Formula One Addict (Viciado por Fórmula 1).


3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Só na Fórmula 1 Brasil.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Comecei no dia 2 de Janeiro de 2009, e já tive mais ou menos umas 500 ou 600 visitas.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Orgulho-me de um post que eu fiz do Wolfgang Von Trips, é pequeno, mas infelizmente não tinha achado muita informação.


6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?

No modo de escrever, eu nunca tinha pensado assim, mas me toquei que em certo modo não sou diferente e sou diferente no modo de escrever.


7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual (is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?


Todos os mais interessantes da blogosfera.


8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Jerez 1997, com Villeneuve ganhado o título, mas não tinha noção como estava a categoria.


9 – E qual foi aquela que mais te marcou?

As mais emocionantes como Alemanha 2000, Brasil 2007 (nesse dia, eu fiquei sem comer por cinco horas) e Brasil 2008.


10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Não vi nenhum, mas que me agrada mais é Senna pela vontade de vencer a qualquer custo (ex: Interlagos 1991).


11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Massa [em 2008] calou a boca dos críticos e mostrou que pode fazer parte desse trio.


12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Cada um tem seu estilo diferente, mas parece o Piquet pelo modo de administrar uma corrida.


13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Foi sim, Hamilton foi mais regular durante todo o campeonato, mas Massa foi regular também e só não ganhou pela escuderia com suas trapalhadas.


14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Michael Schumacher, o homem mostrou do que ele é capaz, não é a toa que ganhou sete títulos mundiais e mostrou quem era na chuva (ex: Barcelona 1996), gostava do [Juan Pablo] Montoya pela agressividade e ele dava a graça na época dele.


15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Indy Car Series, NASCAR, GP2, Moto GP e Stock Car. Sendo que a NASCAR não posso acompanhar por que não tenho o canal Speed.


16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Pelo o nome do meu blog, não vale a pena falar delas.


17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

De Fórmula 1 não, mas de Hot Wheels eu tenho em geral, de normais aos estranhos.


18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Eles não tinham resultados, era mais fácil abandonar do que chupar o dedo na categoria com mau resultado.


19 - Ficaste satisfeito com a solução arranjada pela Honda, de uma Brawn Grand Prix, comandada por Ross Brawn, e pela escolha de Rubens Barrichello em deterimento de Bruno Senna?


Barrichello tem mais conhecimento tecnico de um F1 e o Bruno Senna podia se queimar na F1, mas num futuro proximo ele vai correr na F1 e vai ser campeão mundial.


20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Mas é claro, se não controlarem os custos, a categoria vai para o espaço.

21 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?


Isso foi a ideia mais idiota do mundo, prefiro que o vencedor tenha 12 pontos e assim as vitórias são valorizadas.


22 - O que achaste dos novos carros de 2009?

Bonito de pintura e feio de visual.

23 - Que ideia é que ficaste dos testes da pré-época? Esperas uma temporada de 2009 equilibrada ou imprevisível?


Uma coisa muito imprevisivel, mas vai continuar com Ferrari e McLaren andando na frente.

24 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Sempre gostei dessa frase por um motivo, isso mostra que o piloto vai para ganhar e isso é inaceitável que eles desistam de uma vitória ou um sonho.


25 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Nenhuma, nunca andei de karting.


26 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Anos 70, 80 e 1990 até 1996.


27 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Defino apenas três palavras, Genial, Esplêndido e Magnífico.


28 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Pela vontade de vencer e se divertir, sim. Mas outros pilotos são melhores, como Prost, Senna, Fangio, Clark e Michael Schumacher.


29 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Jogo no Playstation 2 o Gran Turismo 4, Fórmula 1 2006 e o TOCA Racing Car 3.


30 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Nenhum por enquanto.


31 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Se for tudo misturado, até que vai uma competição de montadoras e garagistas, mas os garagistas estão lá pelo amor do esporte (ex:Frank Williams) e não por marketing.

32 - Que impressão é que ficaste do novo Autódromo de Portimão?

Um autódromo óptimo e que futuramente será um palco da F1.

33 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Por enquanto não, mas os três vão brilhar na Fórmula 1 futuramente.

34 - Que impressão é que ficas do novo projecto de Ken Anderson e Peter Windsor, a USF1? Achas que deve ser levado a sério?

Eles estão levando a sério a USF1 e eu acho que essa história de Danica Patrick na USF1 não vai dar certo.

35 - Com isto tudo, quem é o teu favorito ao título mundial?

Felipe Massa, não por ser Brasileiro, mas pelo amadurecimento dele nas pistas.


36 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Por enquanto não, mas estou bolando ideias, mas vou usar elas durante a temporada.

terça-feira, 10 de março de 2009

Extra-Campeonato: um verdadeiro dia de Primavera!






Na semana passada, "gozei um pouco" com um video que o Luiz Fernando Ramos, o Ico, colocou no seu blog. O video era o "Here Comes the Sun" dos Beatles, um dos poucos compostos por George Harrison, um apaixonado pelas corridas. Como no dia em que colocou, estava muita chuva e muito frio, respondi com uma dos Garbage...


Hoje é completamente diferente: estão 24 graus lá fora, um verdadeiro dia primaveril (apesar de oficialmente estarmos no Inverno), e agora, pode-se justificar a musica. Mas o videocilp que coloquei aqui é um pouco diferente: é a versão da cantora de jazz Nina Simone, que é tão adoravel como a do George Harrison, e esta é ainda mais rara: um converto ao vivo em Barcelona, em 1988. Para os que vivem neste rectângulo, espero que ainda vão a tempo de apreciar os últimos raios de sol deste belo dia!

Rumor do Dia: Com que patrocinio?

A Brawn GP poderá ter um grande patrocinio a caminho. Fala-se de duas grandes hipóteses: A Pepsi Cola e a casa de apostas desportivas BWin.




O site brasileiro Grande Prêmio aponta sites franceses como fonte sobre a noticia do possivel patrocinio da casa de apostas austriaca, mas com sede em Gibraltar. As cores da empresa, negro e amarelo, até combinariam com a da ex-Honda. Tal acordo estaria iminente e seria intermediado por Bernie Ecclestone, que alegam ter boas relações com a empresa, que patrocina clubes de futebol (AC Milan, Real Madrid) e algumas etapas da Moto GP, como as do Estoril e Jerez de la Frontera.


A segunda hipótese, da multinacional de bebidas norte-americana, é colocada hoje pela revista portuguesa Autosport. Caso acontecesse, não seria inédito, pois 18 anos antes, a 7UP, uma das bebidas do grupo, patrocinou a Jordan no seu primeiro ano de competição. Contudo, nas últimas horas, tal hipótese tem vindo a decair, a favor da casa de apostas europeia. Uma coisa é certa: a Formula 1 continua a ser atraente...

Noticias: Parente e Monteiro satisfeitos com acordo

Alvaro Parente e Tiago Monteiro falaram esta manhã sobre o acordo que alcançaram na semana passada para que o piloto português pudesse correr a sua segunda temporada na GP2 ao serviço da nova equipa portuguesa. O piloto do Porto, que irá testar amanhã em Paul Ricard com a Ocean, admite que este é um novo grande desafio que o deixa muito motivado:

"Estou muito contente por ter chegado a acordo com a Ocean. Vai ser uma época interessante. Vamos ter de trabalhar muito para garantir bons resultados, porque é tudo novo. Por isso é um grande desafio. Mas estou certo de que o nosso trabalho vai dar frutos rapidamente, porque a equipa tem grandes profissionais. Também é uma motivação ainda maior o facto de ser uma equipa portuguesa porque vou estar a defender as cores nacionais e tenho a certeza de que vamos contar com um enorme apoio dos portugueses," referiu Álvaro Parente.

Quanto aos objectivos e a ambição de ganhar, ambos estão intactos: "O meu objectivo para 2009 é lutar pelos lugares cimeiros em todas as corridas. Depois de uma temporada de estreia que considero como muito positiva, sinto-me mais preparado e estou certo de que terei todas as condições por parte da Ocean Racing Technology para alcançar os desideratos a que me proponho para esta época", concluiu.

Quanto a Tiago Monteiro, encontra-se satisfeito com o acordo, pois alcança o objectivo de ter um piloto português na sua equipa: "O Álvaro (Parente) é um piloto muito rápido, muito concentrado e adapta-se depressa ao que lhe aparece pela frente, seja um novo carro, um novo acerto ou mesmo uma nova equipa. Estamos muito satisfeitos por recebê-lo e acreditamos que com estes dois pilotos e com o trabalho que estamos a desenvolver vamos chegar depressa a um ritmo competitivo. Analisámos muitas opções, mas não esquecemos que a Ocean é uma equipa portuguesa e o Álvaro merece sentar-se ao volante de um dos nossos monolugares", conclui Tiago Monteiro.

David Ward, Team Manager da Ocean Racing, diz que ele e o seu companheiro de equipa, o indiano Karun Chandhok, são a dupla perfeita para fazer uma boa temporada de estreia: "Toda a equipa Ocean está muito motivada e optimista. Ter o Karun (Chandhok) é um grande incentivo e agora o Álvaro (Parente) vem dar ainda mais força ao conjunto. Temos uma das melhores duplas de pilotos da GP2, a que se junta um departamento de engenharia muito experiente. Acredito que temos condições para lutar por vitórias antes do final da temporada. A Ocean é uma equipa muito jovem mas já estamos a trabalhar bem em conjunto e sob o comando do Tiago (Monteiro) e do José (Guedes) vamos mostrar o nosso potencial. Com o Álvaro e o Karun temos a certeza que a Ocean será uma equipa de sucesso que vai orgulhar Portugal", concluiu Ward.