sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Extra-Campeonato: a polémica do Tonight Show

O terramoto no Haiti desviou-nos as atenções de uma polémica que acontece neste momento numa das cadeiras de TV americanas, a NBC, principalmente dos programas de "Late Night Show", no qual têm dominado nos últimos anos. E no meio da tempestade estão dois dos melhores apresentadores da América: Conan O'Brien e Jay Leno e o The Tonight Show, que está no ar há mais de 50 anos.

Desde que começou, em 1954, só teve cinco apresentadores: Steve Allen, Jack Paar, Johnny Carson, que o apresentou durante 30 anos e moldou o show ao que conhecemos hoje, Jay Leno e Conan O'Brien. Em 2009 houve a mais recente mudança, de Leno, que apresentava o programa desde 1992, para Conan O'Brien, que então apresentava o "Late Night Show" com muito sucesso desde 1993, após uma curta estadia como argumentista n' "Os Simpsons".


Desde 2004 que a NBC prometera a O'Brien que iria ficar no lugar de Leno quando o contrato dele expirasse, em meados de 2009. Promessa cumprida, e o apresentador, conhecido por ser ruivo e ter um estilo muito mais adaptado da Costa Leste, mais citadino e cosmopolita, em contraste com o estilo "blue collar" de Leno, começou a sua função a 1 de Junho deste ano.

Só que ao longo dos meses, as audiências não reagiram como a NBC esperava. Perdendo telespectadores não só para o seu rival David Letterman, da ABC, mas também para a TV por cabo e as outras plataformas, a NBC decidiu reagir, tentando colocar as coisas como eram dantes, já que Leno apresentava o seu proprio programa, o "Jay Leno Show", que também não tinha as audiências esperadas, para além das queixas das estações afiliadas da NBC, devido ao facto do horário prejudicar-lhe as suas audiências.

Resultado: a 10 de Janeiro pediram a Conan O'Brien que começasse o seu programa mais tarde, das 22 horas para as 23:05, enquanto que O'Brien, cujo programa começava às 23:35, mudaria para as 00:05. Isso seria esperado no mês de Fevereiro, pois é a altura dos Jogos Olimpicos de Inverno, que vão acontecer em Vancouver, e no qual a NBC tem os direitos de transmissão. Contudo, a direcção disse que isto seria permanente a partir do dia 1 de Março. Contudo, esse é um horário "sagrado", pois o programa começou sempre a essa hora, desde 1955. O'Brien reagiu, afirmando que isso faria que o seu "programa da noite" fosse apresentado "no dia seguinte" e que era uma quebra no contrato assinado com a cadeia de TV.

Resultado: imensos fãs apoiaram O'Brien, especialmente nas redes sociais da Net, como o Facebook e o Twitter, o mais famoso dos quais é a o cartaz onde diz "I'm with Coco", e muitos apareceram com uma peça de roupa de laranja, a cor mais próxima do seu cabelo ruivo. Após duas semanas de negociações, a NBC e O'Brien chegaram a um acordo, onde ele sairia da estação e do Tonight Show ao preço de 45 milhões de dólares, 28 milhões para ele e 12 milhões para a sua equipa, e a última emissão iria para o ar a 28 de Fevereiro de 2010, para ser substituido por Leno, que fará algo inédito: é o primeiro apresentador a regressar ao The Tonight Show, nos 55 anos de história deste programa.


Mas agora, os estragos estão feitos. A NBC tem a sua reputação destruida, muitos afirmam que Leno tem a reputação danificada, e O'Brien talvez seja o grande vencedor desta parada, pois sendo a "vitima", e tendo ganho admiradores e simpatizantes neste feudo, provavelmente é agora uma das personagens mais populares da actualidade. E vai para casa mais rico...


Até lá, O'Brien, que sempre levou isto da unica maneira que sabe, ou seja... gozando, e esta semana já demonstou esse gozo à sua própria estação, ao desbaratar 1,5 milhões de dólares em dinheiro da publicidade. Por puro gozo!

4 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Aquele vídeo do Bugatti Veyron Mouse tem a ver com essa decisão da NBC?

Daniel Médici disse...

Não estava a par de toda confusão com a NBC, aliás, mal tinha visto o Conan O'Brien "em ação". Mas gostei bastante dele! O Bugatti Veyron Mouse é um tipo de comédia, eu acho, mais nova-iorquina, metalinguística e intelectual, com a qual eu costumo simpatizar.

Speeder76 disse...

Julio:

A resposta é sim.

Daniel:

Não sei se é no teu caso, mas via o Conan desde o Late Night Show, e gostava. Quando o sbustituiram pelo Jimmy Fallon, a principio não gostei, mas depois adaptei-me. E concordo contigo: o estilo dele é nova-iorquino e intelectual, em vez do "blue collar" do Jay Leno.

O Conan está a divertir-se à grande, "insultando" a NBC, porque no final ele volta para casa com muito dinheiro no bolso... e até ir embora, toca a gozar!

Wellington Lucas disse...

Prefiro o David Letterman e a Oprah Winfrey, nunca fui fã dos programas do Conan O' Brien, tirando os insultos a NBC.