quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - dia 5 (Copiapó - Antofagasta)

A etapa de hoje do Rali Dakar de 2010 ligou as localidades de Copiapó e Antofagasta, no Chile, numa paisagem essencialmente de areia, tipica do Deserto de Atacama. E aqui, aconteceram vários eventos que tiveram um impacto nos pilotos da frente, quer em motos, quer nos carros.

Começa-se pelas motos. O francês David Casteu, na sua Scherco, primeiro lider do rali e á partida desta etapa era segundo classificado, sofreu uma queda e fracturou uma das pernas, sendo evacuado para o hospital e obrigado a abandonar o rali. Quem beneficiou disto tudo foi o chileno Francisco "Chaleco" Lopez, que venceu a especial, na frente de Cyril Després, que teve um dia calmo e aproveitou para cimentar a sua primeira posição da geral, especialmente depois da desistência de Casteu.

Quanto aos portugueses, apesar de Helder Rodrigues ter tido a chance de passar para o segundo lugar, o facto de "Chaleco" Lopez ter vencido a etapa o fez saltar para o segundo posto da geral. Rodrigues chegou apenas na sexta posição, conseguindo manter o terceiro lugar da classificação geral.

Ruben Faria foi quarto, e o melhor português na classe, enquanto que Paulo Gonçalves foi sétimo, imediatamente atrás de Helder Rodrigues. Com isto tudo, Paulo Gonçalves é sexto da geral, enquanto que Ruben Faria subiu agora para o 21º posto. Biachi Prata é 24º.

Nos automóveis, A etapa de hoje foi ganha pelo Volkswagen de Mark Miller, num dominio completo da Volkswagen, num dia em que o BMW de Stphane Peterhansel teve problemas, que o atrasaram de foma irremediavel na classificação geral. Carlos Sainz foi segundo na etapa e com este resultado é agora o novo lider da classificação geral. Nasser Al-Attiyah foi o terceiro e ascendeu ao segundo lugar da geral, á frente do Hummer de Robby Gordon.

Quanto aos portugueses, Carlos Sousa acabou a etapa no oitavo lugar, ascendendo assim ao quinto posto da geral, e o melhor dos Mitsubishi. Adoptando uma toada cautelosa mas constante, o piloto português ultrapassou o polaco da Nissan Krysztof Holowczyc e beneficiou dos problemas sentidos por Peterhansel para chegar ao quinto posto. Já Miguel Barbosa esteve em bom nível, ao terminar a etapa em 14º lugar, ocupando agora a 11ª posição da geral com o seu Racing Lancer. Ricardo Leal dos Santos caiu para o 16º lugar da classificação, depois de uma etapa menos bem conseguida.

Amanhã, o Rali Dakar sai de Antofagasta para chegar a Iquique, no norte do Chile, num percurso com 598 quilómetros, 418 dos quais em especial cronometrada.

Sem comentários: