sábado, 20 de fevereiro de 2010

Extra-Campeonato: o temporal na Ilha da Madeira



Hoje foi um dia muito complicado na Ilha da Madeira. As fortes chuvas, que inundaram a baixa do Funchal e cortaram várias estradas, pontes e outras vias ao longo da costa sul da ilha, causaram oficialmente 32 mortes, e dezenas de feridos e desaparecidos. No dia mais chuvoso em 40 anos, as ribeiras galgaram as margens, em fortes torrentes de água, lama e pedras, arrastando carros e destruindo casas.

A resposta foi pronta: os bombeiros e a Protecção Civil não pararam de socorrer aqueles que ficaram presos pelas águas, e algumas centenas de pessoas passaram por essa situação. Aos que perderam as casas nesta enxurrada, alguns ficarão abrigados em quarteis quer de bombeiros, quer do Exército. O aeroporto do Funchal esteve encerrado todo o dia ao trafego aéreo e o Governo regional irá decretar a qualquer momento o estado de calamidade, o que faria activar os mecanismos de ajuda quer do governo central, quer da União Europeia. Os estragos, apesar de ainda não estarem contabilizados, eventualmente ultrapassarão largas dezenas de milhões de euros.

É o Planeta Feroz, sem qualquer dúvida. Mas não me sai da cabça a ideia de que um certo planeamento urbanistico que ignorou a situação das ribeiras em caso de cheia repentina, estreitando-as, causando um potencial ainda mais mortífero, pois a água tem de sair de qualquer forma. Hoje foi daqueles dias em que tudo acontece, agora é tempo de reparar os estragos.

2 comentários:

Fernando Kesnault disse...

Chega a ser cômico esta questão de falta de planejamento com relação às ações da natureza em uma cidade. Não escolhe cidade e nem país (USA, Portugal, Brasil, Bangladesch, etc.). Aqui na minha cidade -Uberlândia-mg - já ocorreu diversas tragédias em uma via expressa que ainda conta com inúmeros bares e restaurantes, faculdades e outros. Morreram pessoas, centenas de carros destruídos e cada vez que se chove forte com 30 minutos tudo vira um rio por 15 quilometros da avenida de 8 pistas e muito movimento e o que se previne?? Apenas pedem para não passar por ali ou evitar de deixar os carros na via principal para não serem levados pela correnteza...

kimi_cris disse...

O que aconteceu na Madeira foi impressionate...
Passa no Galaxia-F1, nova rubrica muito interessante.

Grande Abraço!

Kimi_Cris