terça-feira, 23 de março de 2010

Noticias: Dakar continua na América do Sul para 2011

Depois de muita especulação sobre o futuro próximo do Rali Dakar, que poderia passar por um regresso a Africa já na edição de 2011, a ASO, entidade organizadora, anunciou esta tarde, pela voz do seu presidente, Etiene Lavigne, que a próxima edição continuará a ser na América do Sul, entre os dias 1 e 16 de Janeiro.

Estamos a ver o que pode ser feito em termos de novidades. Temos ideias, na América do Sul, mas em outros países”, admitiu o director do Dakar. Essa declaração levantou imediatamente a hipótese de países como o Peru e o Brasil poderão ser comtemplados. quanto a um eventual regresso a Africa num futuro próximo, é algo que Lavigne não descarta. Contudo... “é complicado levar o Dakar a vários países [africanos] no contexto actual”, sublinhou.

Já os responsáveis pelo Turismo de Argentina e Chile, países que acolheram a caravana em 2010, estavam contentes com este anuncio. “É um sonho tornado realidade. Nos últimos dois anos, para além do aspecto desportivo, conseguimos mostrar a todo o mundo as nossas paisagens e gentes. Estamos muito orgulhosos por receber o Dakar outra vez”, frisou o secretário de Estado do Turismo argentino, Enrique Meyer.

Já o ministro chileno do Desporto, Ruiz Tagle, sublinhou ser “uma honra” ver o Chile confirmado como co-anfitrião do Dakar em 2011. “Gostaríamos de destacar a importância deste evento numa altura em que o nosso país está a sofrer as consequências de um terramoto devastador. Este Dakar vai ajudar-nos a olhar para o futuro e demonstrar que o Chile é capaz de ultrapassar tamanha tragédia”, apontou.

Desde que o Rali Dakar foi anulado no inicio de 2008 devido a ameaças terroristas, este tem vindo a decorrer nas areias da América do Sul, especialmente no Chile e na Argentina. Com um percurso de ida e volta a Buenos Aires, o percurso em detalhe será conhecido ao público no próximo dia 29 de Abril.

Sem comentários: