quarta-feira, 24 de março de 2010

Pequenas noticias (e rumores) do dia

Num dia sem grandes novidades, juntei uma série de pequenas noticias que merecem referência por aqui. Umas servem mais para alimentar rumotes, outras são mais declarações de intenções do que outra coisa, mas que fazem a actualidade automobilistica. Assim sendo, eis as mais importantes:

1 - Button preocupado com horário do GP da Austrália

O GP da Austrália, que no ano passado começou mais tarde devido a ter um horário mais condizente com a audiência europeia, vai ser este ano antecipado em meia hora, devido às queixas dos pilotos de que a posição do sol em certas curvas tinha afectado a sua visão. Mesmo assim, alguns pilotos, como Jenson Button, continuam a criticar a medida:

"Parece bonito mas não é. Pode ser perigoso se o Sol nos bater nos olhos e ficarmos sem saber para onde vamos. Ainda assim, prefiro correr de dia, mesmo no final do dia, do que competir à noite", afirmou o campeão do mundo à agência Reuters.

A corrida australiana começará às 17 horas locais, 8 horas de Lisboa.

2 - Mark Webber pode reformar-se no final do ano?

Os rumores sobre a mudança de pilotos na Red Bull não são novos, e envolvem sempre o nome de Kimi Raikonnen, que este ano está no Mundial WRC de Ralis pela Junior Team da Citroen. Hoje voltaram em força devido a uma declaração de Lewis Hamilton, afirmando que Mark Webber, seu amigo pessoal, poderia aproveitar o fim de semana australiano para anunciar o abandono da competição no final da temporada, altura em que termina o seu contrato com a equipa de bebidas energéticas.

"Não sei quanto tempo mais ele planeia ficar na Formula 1, mas tenho a sensação que ele quer parar enquanto está no top, e não ficaria surpreendido se ele o estivesse a considerar.", referiu Hamilton. Quer o piloto australiano, quer a própria Red Bull, não responderam a estas declarações.

3 - FIA vai multar USF1

O projecto falhado da USF1 ainda dá que falar. Depois de, claro, terem se rendido às evidências e não conseguido alinhar na temporada de 2010, a FIA decidiu punir os responsáveis pelo embaraço causado. apesar de ainda não se saber o valor da multa, fontes da FIA afirmam que a punição, a ser decidida em breve, poderá ser alta e também servirá para impedir a equipa de se envolver no processo de selecção que foi aberto pela entidade federativa.

Quanto a Ken Anderson e Peter Windsor, os homens que deram a cara pelo projecto, encontram-se incontactáveis desde há várias semanas a esta parte. E provavelmente não teremos mais noticias deles nos próximos tempos...

4 - Epsilon Euskadi vai candidatar-se para 2011

Depois de se saber que a FIA abriu o concurso para a 13ª vaga para 2011, alguns dos candidatos preteridos no ano anterior afirmaram que iam tentar de novo a sua sorte. Uma delas é a Epsilon Euskadi, estrutura sediada no País Basco, chefiada por Joan Viladelprat e cujo designer-chefe é outro homem com experiência de Formula 1, Sergio Rinland.

No momento, a equipa espanhola procura patrocinadores que estejam interessados em parcerias para só depois candidatar-se a uma vaga para 2011, cujo processo de entrega termina no próximo dia 15 de Abril. E a decisão oficial só será anunciada em Julho pela FIA.

Sem comentários: