quarta-feira, 17 de março de 2010

Porquê a FOM tem medo de Antti Kalhola?

Quando alguém cria alguma coisa, e a faz bem, a sua reputação espalha-se como fogo em capim seco. E quando isso começa a incomodar, simplesmente o que se faz é apagar a sua obra. Desde há algum tempo que a FOM anda a tentar apagar do Youtube (YT) os videos de Antti Kalhola, alegadamente por "violações dos direitos de transmissão". Ao eliminar, em meados do ano passado, a conta de Antti, vários dos seus fãs reagiram com insatisfação e abriram uma nova conta dentro da plataforma mais famosa do mundo, especialmente para colocar os seus videos.

Este jogo do "gato e do rato" esteve calmo durante uns meses, até que no final da senana passada, o finlandês colocou um video sobre Ayrton Senna, que no Youtube esteve dividida em cinco partes. Houve reacção, e a principio, cortaram a última parte desse video, que tinha só a ver com o GP de San Marino de 1994. E hoje a conta foi compulsivamente encerrada.

Confesso que não entendo o "crime" do qual está a ser acusado. Até prova em contrário, eles fizeram isso porque ele é muito bom naquilo que faz. E para eles, deve ser perigoso ou algo assim. A atitude da FOM, entidade liderada por Bernie Ecclestone, que faz 80 anos em 2010, é ainda mais incompreensível, dado que o Youtube, e outras plataformas de videos, são um excelente meio para captar adeptos para o automobilismo. E a atitude da FOM é exactamente o contrário.

Porquê? Porquê este receio e até hostilidade neste tipo de plataformas? É porque não dá dinheiro? As equipas de Formula 1 já descobriram as vantagens do YT na divulgação dos seus carros, entre outras coisas. E isto não passa só com este caso em particular. Todas as gravações de corridas que são colocadas no YT são logo retiradas do ar, quer seja alguém em casa, quer sejam imagens captadas no circuito.

Contudo, ao fazer uma simples pesquisa, mesmo no meu blogroll, existem centenas, senão milhares de videos sobre Formula 1 e continuam lá sem serem incomodados. Então, qual é problema? Aparentemente, dar nas vistas é perigoso. E dar nas vistas, para a FOM, deve ser considerado como concorrência.

Francamente, é ridículo! Para todos os efeitos, é apenas um adolescente finlandês que ama o automobilismo. Não sei a razão pelo qual eles impliquem com o rapaz. É porque sabe fazer videos muito melhor do que eles? Se for assim, então é simplesmente uma birra. É armarem-se em idiotas. Proíbir alguém de publicar os seus videos numa plataforma pública é ilegal, a coberto de "violação de copywright" é ridiculo. Existem milhares de videos sobre o mesmo tema, expostos no Youtube há anos e nada foi feito para retirá-los. Nada!

Mas também, pensando bem, isto é uma tendência. A cada ano que passa, em vários países do mundo, as transmissões televisivas dos Grandes Prémios ficam cada vez mais em mãos de canais pagos, restingindo-a a pessoas capazes de pagar uma mensalidade. E não falo de simples TV por cabo: falo de canais pagos dentro da TV por cabo. A Sport TV portuguesa é exemplo disso. E nem sempre isso implica qualidade de transmissão. Bem pelo contrário... Temo que qualquer dia isto chegue a um extremo, onde sempre que escrevemos ou então mencionemos a palavra "F1" e aí teremos de pagar, ou estejamos proíbidos de a mencionar, porque entramos numa qualquer "lista negra". Por menos do que isso instalaram-se ditaduras... mas como é comércio, há outro nome para isso. Creio que é "monopólio".

Claro, há solução simples: vai para outras plataformas. O que não falta por aí são coisas como o Vimeo ou o Sapo Videos, para dar o exemplo local. São plataformas mais pequenas, mas ainda não são tão vistas como o maior agregador de todos. E aí, provavelmente não será tão incomodado.

Em jeito de conclusão, julgo que, a pretexto dos direitos de autor, a FOM quer fazer de Antti Kalhola um exemplo. Mesmo que tenham cem por cento de razão, só lhes fica mal aos olhos dos fãs. Mas isto é uma atitude tipica de uma corporação, que nos vê como simples consumidores passivos. Mas chegamos agora ao século XXI e a um mundo totalmente novo, no qual foram largadas "Caixas de Pandora" como a Web 2.0, onde qualquer pessoa tem a hipótese de criar, a partir de qualquer imagem ou som. Esta nova geração de espectadores quer deixar de ser um sujeito passivo, que adormece à frente da TV a ver procissões barenitas, e quer fazer as coisas à sua maneira. E algumas equipas de formula 1 já compreenderam o poder desta Web 2.0.

Quem diria: Bernie Ecclestone e a FOM estão com medo do talento de um rapaz com 18 anos!

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