segunda-feira, 12 de abril de 2010

IRL - Helio Castro Neves vence no Alabama

Depois de um inicio onde o australiano Will Power venceu as duas primeiras corridas em São Paulo e St. Petersburg, este Domingo, no Barbers Motorsport Park do Alabama, foi a vez do brasileiro Helio Castro Neves, também em Penske, de vencer pela primeira vez este ano na Indy Racing League. O neozelandês Scott Dixon e o escocês Dario Franchitti completaram o pódio, enquanto que o lider, Will Power, terminou a corrida no quarto posto.

Essencialmente, foi uma corrida estratégica. O segredo da vitória do piloto brasileiro foi ter economizado combustivel o suficidente para fazer menos uma paragem do que os seus principais adversários, Will Power, que partia da pole-position, e de Dario Franchitti. Na volta 12 aconteceu a primeira situação de bandeiras amarelas, quando o japonês Takuma Sato despistou-se, aproveitando Power e Franchitti para fazerem o seu reabastecimento, algo que Castro Neves e Marco Andretti não fizeram. Pouco após o recomeço da corrida, Andretti passou o brasileiro e ficou na frente.

A estratégia de economizar combustivel resultou: Casto neves somente parou na volta 31, duas voltas depois de Andretti. Ambos voltaram à frente do australiano Power, e mais tarde, o brasileiro voltou a fazer a mesma tática, conseguindo reabastecer mais gasolina, aguentando por mais tempo, conseguindo assim ser mais rápido e mais leve no final, vencendo a sua primeira corrida do ano.

Depois dos três primeiros, Will Power e Marco Andretti ficaram nos lugares a seguir, com Tony Kanaan no oitavo posto e Danica Patrick a ser a melhor representante feminina, classificando-se, porém, num modesto 19º posto, a uma volta do vencedor.

A IRL prossegue nas ruas de Long Beach, no próximo Domingo.

Sem comentários: