quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sobre este 1º de Abril...

O 1º de Abril é normalmente o Dia das Mentiras, logo é o unico dia do ano em que podemos aldrabar à vontade sem sermos chateados por isso. Ou se perferirem, ao contrário dos outros dias, sabemos desde logo que é tudo treta.

A origem desta data tem a ver com o calendário. Quando no século XVI aconteceu a mudança do calendário juliano para o calendário gregoriano, também se decidiu que o primeiro dia do ano seria o 1º de Janeiro e não o 1º de Abril, como era dantes. Só que em França, lugar onde essa mudança se deu pela primeira vez, houve muitos que não a aceitaram logo. E os outros que aceitaram os chamaram de "papalvos" ou "ingénuos" e os convidavam para festas de "passagem de ano" que obviamente, não existiam. E aos poucos, ao longo dos séculos, a tradição do 1º de Abril como Dia das Mentiras lá se foi establecendo... excepto em Espanha, onde o 28 de Dezembro é considerado como "Dia dos Santos Inocentes", onde eles podem aldrabar à vontade. E muitos de nós, que não vivemos ou não conhecemos essa tradição, levamos as patacoadas deles a sério... lembram-se do último?

Enfim, quero falar das patranhas que andei a ler neste dia. Houve algumas muito boas, como por exemplo, que Michael Schumacher iria ser substituido por Nick Heidfeld neste GP da Malásia, que Nico Hulkenberg tinha agora mudado de nome, ou então que o ex-Beatle Paul McCartney estava em Lisboa para cantar duas musicas no intervalo do jogo entre o Benfica e o Liverpool. Este último vinha no jornal desportivo "A Bola"...

Mas o melhor de todas as patranhas que já li foi a de que o fundador da Lotus, Colin Chapman, estaria... vivo e de boa saúde. Aos 81 anos, ele seria instrutor de aviação em Cuiabá, no Mato Grosso do Sul. A matéria vem no site Ultima Volta, do qual coloco um excerto:

(...) "Tudo começou após a 13ª colocação obtida por Heikki Kovalainen com a Lotus no GP da Austrália. Até então um senhor de poucas palavras e muito contido, Colin começou a berrar repetidas vezes: “Preciso de um pub, preciso de um pub! A Lotus voltou!”, causando espanto à sua esposa, a ex-chacrete Nilzilene Simões. Isso chamou a atenção do estudante de medicina Clodoaldo Siqueira, que reconheceu o inglês e obteve a confissão. “Em 25 anos de casamento, jamais tinha visto o ‘Chapinha’ ficar desse jeito. Nem mesmo quando nossos filhos Clarque e Péterson nasceram, ele ficou assim” – desabafou Dona Nilzilene, mais conhecida na região como ‘Nilza Efeito-Solo’. “Para mim, foi uma grande surpresa descobrir que ele era rico, e principalmente que ele ainda era casado!” – encerrou, revoltada. (...)

Muio melhor do que dizer que Elvis está vivo, não acham?

E para terminar este dia, vou contar uma verdade: o Mike Vlcek, do Formula UK, convidou a mim e a outras pessoas para escrever no blog dele enquanto está fora a gozar férias. Aceitei o convite na hora, e no calendário, calhou escrever justo neste dia! Sem me atemorizar, fiz a minha parte, com uma crónica bem humorada sobre este dia e as angustias de escrever quando a inspiração também tira férias... o resultado final podem ler neste link.

Sem comentários: