sábado, 8 de maio de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 5, Espanha (Qualificação)

Já havia algumas suspeitas ontem à tarde, depois dos treinos livres. As declarações de alguns pilotos como Jenson Button, mostravam a preocupação que tinham sobre o facto da Red Bull fazer valer do seu lema: dar asas.

E esta manhã, foi o que aconteceu: a Red Bull não deu hipóteses para ninguém, monopolizando a primeira fila, com Mark Webber a superiorizar a Sebastien Vettel com um tempo de 1.19,995, o unico a passar do segundo vinte. "Desta vez consegui bater o Seb, o que foi importante. Costuma ser sempre uma grande luta, mas agora levei a melhor. Mas esta pole é dedicada à equipa, dos dois lados da garagem, que trabalharam imenso e não dormiram muito nos últimos dois ou três dias. É uma qualificação sensacional tanto para mim como para o Seb", afirmou um Webber bastante satisfeito.

Vettel aceitou o resultado, mas continua a ambicionar a vitória na corrida de amanhã. "Antes de mais, parabéns ao Mark, que hoje foi imbatível. Foi renhido, consegui algumas boas voltas perto do fim, mas não foi suficiente. Foi uma qualificação muito boa para nós. Claro que a corrida é só amanhã, hoje não ganhámos pontos e a corrida vai ser longa. Parece uma situação confortável, mas sabemos como as coisas podem mudar depressa e amanhã pode chover", disse o piloto alemão.

A segunda fila começa com o McLaren de Lewis Hamilton, que se superiorizou ao Ferrari de Fernando Alonso, mas a diferença para Webber é que quase um segundo, o que causa ainda mais preocupações no resto do pelotão. "É uma grande distância entre nós e os Red Bull... Ninguém esperava que eles fossem tão rápidos este fim-de-semana. É uma grande distância, mas temos de continuar a trabalhar para melhorar o carro. Mas é bom estar na frente. Pelo menos podemos lutar e somos tão rápidos como eles nas rectas por isso vamos ver como corre a partida", afirmou o inglês da McLaren.

A terceira fila ficou com Jenson Button, o actual lider do campeonato, á frente do Mercedes de Michael Schumacher, que se adaptou otimamente ao novo chassis da Mercedes e bateu Nico Rosberg, que foi apenas oitavo, tendo entre eles o Renault de Robert Kubica. A fechar o top ten ficou o segundo Ferrari de Felipe Massa e o Sauber de Kamui Koboyashi. Desta vez, não houve Force India, pois Adrian Sutil, o melhor da marca indiana, foi apenas o 11º.

Como seria de esperar, as novatas não passaram da Q1, mas o novo pacote da Lotus deu resultado, pois se ainda está a um segundo e meio do resto do pelotão, já dá um segundo às outras estreantes, nomeadamente a Virgin e a Hispania. Jarno Trulli deu 1.24,674, mais de dois segundos sobre o último da grelha, o brasileiro Bruno Senna, que conseguiu como melhor tempo 1.27,122, mais seis segundos do que Webber. Impressionante...

Amanhã é o dia da corrida. Existem 60 por cento de hipóteses de chuva, o que a acontecer, poderá baralhar imenso as coisas. Veremos se tal acontece, para variar da procissão que Barcelona nos brindou nos últimos anos.

Sem comentários: