sexta-feira, 28 de maio de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 7, Turquia (Treinos)

As duas sessões de hoje no circuito Kurtkoy, em Istambul, revelaram uma McLaren no topo da sua forma, conseguindo, através de Lewis Hamilton e Jenson Button, que foram os mais rápidos nas duas sessões de treinos.

Num circuito favorável aos carros da esquadra de Woking, Hamilton foi na primeira sessão de treinos o único dos pilotos a rodar na casa do segundo 28, fazendo uma volta completa em 1.28,653 segundos, acabando mesmo por deixar o seu companheiro de equipa, Jenson Button, a quase um segundo de distância.

Na Mercedes, o regresso ao chassis com distância entre eixos maior parece ter voltado a favorecer Michael Schumacher, com o piloto da Mercedes a registar o terceiro melhor registo, logo na frente de Nico Rosberg. Mas ambos ficaram nesta sessão de treinos a cerca de um décimo de diferença.

Sebastian Vettel foi o melhor dos Red Bull, ao registar o quinto melhor tempo, ficando na frente dos dois Renault de Robert Kubica e Vitaly Petrov. Na equipa gaulesa, se a vantagem voltou a pender para o lado de Kubica, Petrov não ficou muito longe, porque o russo conhece bem o traçado turco dos tempos da GP2. O Red Bull de Mark Webber foi o oitavo, embora seja de prever que os dois carros de Milton Keynes não tenham dado o seu máximo nesta sessão. O Ferrari de Fernando Alonso e o Force India de Adrian Sutil fecharam o "top ten" nessa sessão.

Na Lotus, o melhor foi Heiki Kovalainen, que apesar de ter ficado no 19º posto, já está a memos de um segundo do Toro Rosso de Jaime Alguersuari, enquanto que o Hispania de Karun Chandhok surpreendeu ao fazer o 21º tempo, batendo os dois Virgin.

A segunda sessão foi mais do mesmo, com algumas modificações. Desta vez, Jenson Button conseguiu bater o Red Bull de Mark Webber, com um tempo superior em 0,098 segundos. O terceiro melhor na sessão foi outro Red Bull, o de de Sebastien Vettel, que superou o McLaren de Lewis Hamilton. Fernando Alonso foi o melhor dos Ferrari, conseguindo o quinto tempo.

A mesma sorte não teve Felipe Massa, seu companheiro de equipa, com o piloto brasileiro a não fazer melhor do que o décimo tempo, sendo o protagonista de um despiste na desafiante curva 8, acabando por estragar um jogo de pneus macios, mesmo que não tenha danificado qualquer elemento no seu carro. Entre os dois Ferrari ficaram os dois Mercedes, com Rosberg a ser superior que Michael Schumacher, e os dois Renault, onde Robert Kubica ficou à frente de Vitaly Petrov.

Em relação às equipas novatas, a Lotus continua a ser a melhor, com Heiki Kovalainen a fazer melhor que Jarno Trulli, mas este foi superado pelo Virgin do brasileiro Lucas di Grassi. Na Hispania, Bruno Senna foi o melhor do que Karun Chandhok, mas ambos os carros ficaram a mais de cinco segundos do melhor tempo do dia.

Amanhã na qualificação é que se verá quem é o mais forte. E os tempos de hoje não devem ser levados muito a sério, pois não é aqui que os pilotos dão o seu máximo...

Sem comentários: