sábado, 29 de maio de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 7, Turquia (Qualificação)

Já estamos na sétima prova do ano, e cada vez mais se vê que o equilibrio prometido no inicio do ano se está a transformar num "Mark & Seb Racing Show", pois a cada corrida que passa, o "poleman" e o vencedor está a ser cada vez mais um carro da Red Bull. E hoje, pela terceira vez consecutiva, o primeiro lugar da grelha pertence a Mark Webber, tornando-se no favorito à vitória para a corrida de amanhã.

O australiano, líder do Campeonato do Mundo, estabeleceu um novo recorde na qualificação no Circuito de Istambul Park, fazendo a sua melhor volta em 1.26,295 segundos, batendo o McLaren de Lewis Hamilton por meros 138 milésimos. E no terceiro posto na grelha está o alemão Sebastien Vettel, que não conseguiu melhorar este posto da grelha devido a um erro na sua última tentativa de qualificação. "Penso que o Sebastian teve um pequeno problema mas no final ficámos todos muito juntos. Mas estamos optimistas para amanhã e esperamos obter um bom resultado", referiu Webber no final da qualificação.

Jenson Button vai fazer companhia a Sebastian Vettel na segunda fila, conseguindo superar as duas máquinas da Mercedes, que monopolizam a terceira linha da grelha de partida, com o veterano Michael Schumacher a ser superior a Nico Rosberg. Robert Kubica é o sétimo, à frente de Felipe Massa, o melhor dos Ferrari. Este discreto oitavo posto é algo desilusório, dadas as expectativas que muita gente tinha da Scuderia, que comemora aqui a sua 800ª participação em Grandes Prémios.

O "top ten" fecha com o russo Vitaly Petrov, da Renault, e o japonês Kamui Koboyashi, da Sauber.

Fora da Q3 ficou Fernando Alonso, que sofreu um despiste na sua primeira volta de qualificação, do qual não conseguiu mais fazer uma volta suficientemente rápida para um lugar nos dez primeiros. Outro que não conseguiu passar para a Q3 foram os Force India, onde Adrian Sutil não fez melhor do que o 11º tempo. Vitantonio Liuzzi fez pior, ao ser 18º na grelha.

Quanto às novatas, a melhor foi a Lotus, Com Jarno Trulli a conseguir o 19º tempo, a cerca de 1,3 segundos de Liuzzi. O mais interessante foi Bruno Senna, que se qualificou na 22ª posição, batendo o Virgin do seu compatriota Lucas di Grassi.

Amanhã será dia de Grande Prémio. Mais do mesmo ou algo completamente diferente? Que se saiba, não choverá durante a hora da corrida...

Sem comentários: