domingo, 2 de maio de 2010

WTCC: Tarquini e Prilaux vencem em Marrocos

Depois de quase dois meses de ausência, o WTCC voltou a acção em Africa, mais concretamente no traçado urbano de Marrakech, no centro de Marrocos. Um traçado demasiado estreito, onde um erro é a "morte do artista". Sabendo-se disto, deve-se tirar os carros acidentados o mais depressa possivel, para não perturbar o desenrolar da corrida. Contudo, alguns desses comissários não são tão treinados assim e o resultado foi que as provas aconteceram mais atrás do Safety Car (SC) do que na corrida propriamente dita. Dizendo as coisas numa unica frase, podemos dizer que o carro com mais voltas na frente... foi o Safety Car. Nâo é isso que queremos ver nas corridas.

Feita a queixa, passemos às corridas propriamente ditas. Na primeira do dia, que começou atrás do SC nas duas primeiras voltas, Gabriele Tarquini conseguiu ficar na frente da corrida o tempo todo para chegar ao fim no lugar mais alto do pódio, apesar de ser acossado pelo britânico da Chevrolet Robert Huff. A fechar o pódio ficou o Seat do português Tiago Monteiro, que apesar de perder lugares no arranque, aproveitou o excesso do dinamarquês Michael Nyaker, que arrastou o espanhol Jordi Gené. Depois apanhou o suiço Freddy Barth e ficou com o terceiro lugar, numa corrida que acabou... sob bandeiras amarelas, após um despiste do russo Andrei Romanov, no seu BMW.

A segunda corrida teve treze voltas previstas, mas em termos de pilotagem pura e dura, só teve... duas. A partida começou com uma carambola, começando com o Seat de Norbert Michelisz a partir muito mal, e não evitou toques, especialmente o carro de Robert Huff, que bateu no muro e levou consigo o BMW de Sergio Hernandez e o Chrvrolet Lancetti de Daniel O'Young, levando à entrada do SC.

O carro ficou na pista por sete voltas, para limpar os destroços, e quando voltou, mais confusão: na luta por um lugar no meio do pelotão, o BMW de Augusto Farfus e o Chevrolet Cruze de Alain Menu tocaram-se, com o suiço a ficar sem uma roda e a ficar parado numa posição perigosa. Resultado: nova entrada do SC, que ficou lá até à última volta.

No final, o vencedor foi Andy Prilaux, seguido por Ivan Muller e Tom Coronel, com Tiago Monteiro na quarta posição, a coroar um bom fim de semana em paragens marroquinas, apesar do que aconteceu neste circuito citadino... O próximo fim de semana será no circuito italiano de Monza, a 23 de Maio, a primeira em paragens europeias.

Sem comentários: