sexta-feira, 28 de maio de 2010

Youtube Indy 500 Classic: 2005, a primeira vez de Danica Patrick



Ao longo dos anos, houve mulheres na categoria máxima do automobilismo americano. Janet Guthrie e Lyn St. James foram duas delas, e no inicio da década houve Sarah Fisher, que hoje em dia tem uma equipa na Indy. Mas em 2005 assistiu-se à entrada em cena de uma jovem rapariga de 23 anos, que teve uma curta passagem por Inglaterra e a Formula Ford. Tratava-se de Danica Patrick, e alinhava na equipa de Bobby Rahal e David Letterman. Na sua primeira ocasião impressionou tudo e todos, ao alinhar na grelha na quarta posição, apesar de ter confessado estar muito nervosa na ocasião.

Se nos treinos deu nas vistas, na corrida foi ainda melhor. Foi uma das protagonistas e passou várias vezes pela liderança, para no final acabar em quarto lugar e ser a "Rookie da Corrida". Pela primeira vez na história, esse feito cabia a uma mulher, e no final do ano, era coroada como "Rookie do Ano", sendo também a primeira mulher a conseguir tal feito. E claro, o quarto posto foi o melhor de sempre por parte dela nas 500 Milhas até 2009, altura em que terminou a corrida no terceiro posto.

Aqui, a reputação de Danica, agora com 28 anos, começou a ser construida, para agora ser definitivamente uma das mais reconhecidas do meio. E a mais bem sucedida mulher no automobilismo mundial desde os tempos de Michelle Mouton, no inicio dos anos 80, no Mundial de Ralis. E após Danica, outras mulheres entraram na competição como a venezuelana Milka Duno, e este ano a suiça Simona di Silverstro e a brasileira Ana Beatriz "Bia" Figueiredo.

Sem comentários: