terça-feira, 25 de maio de 2010

Youtube Indy 500 Classic: a polémica da edição de 1981



No mesmo dia do GP da Turquia de Formula 1 e no mesmo fim de semana do Rali de Portugal, nos Estados Unidos acontecerá provavelmente a melhor realização automobilistica do ano: as 500 Milhas de Indianápolis. Em altura de centenário, embora as primeiras 500 Milhas só se comemorem em 2011 e a pista tenha sido construida em 1909, é altura para se falar de algumas das edições do passado. Já falei de alguns deles em 2007, e recentemente descobri o canal oficial no Youtube, onde vi algumas pérolas interessantes. Como a edição de 1981, que teve... dois vencedores.

A polémica aconteceu durante a corrida, quando Bobby Unser, piloto que corria pela equipa de Roger Penske, entrou para a pista sob bandeiras amarelas e ultrapassou vários carros. E na realidade podia, desde que mantivesse abaixo da linha amarela, pois era considerada uma extensão das boxes, desde que não ultrapassasse o Pace Car. Só que a regra não era cara, e muitos encararam isto como uma violação da regra geral, que era o de não ultrapassar ninguém sob banderias amarelas. Para piorar as coisas, não houve uma penalização imediata, e a corrida prosseguiu como indicado.

Bobby Unser venceu e Mário Andretti foi o segundo classificado, mas houve protestos e no dia seguinte, os comissários decidiram penalizar Unser uma volta, declarando Andretti como vencedor. Ele chegou a ser fotografado com o troféu, a garrafa de leite e o anel de campeão. A Penske recorreu e alguns meses depois, em Outubro, a sentença foi revertida para uma multa e Unser foi declarado vencedor.

Sem comentários: