sábado, 5 de junho de 2010

Le Mans: Courage apresentará um protótipo elétrico em 2011

Hoje dei por mim a ver mais um programa do Top Gear, o mítico programa de automóveis britânico (por mim, todos os rogramas de carros deveriam ser assim…) e este foi dedicado aos automóveis elétricos. Vi o Tesla Rodaster e o Honda Clarity, dois exemplos de modelos que pretendem mudar o nosso futuro pós-petróleo, que aconecerá inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde. Mas também hoje soube, quando lia o site Le Mans Portugal, que as 24 Horas de Le Mans de 2011 (o deste ano acontecerá no próximo fim de semana) terão um protótipo elétrico. Por quem? A francesa Courage colocará um carro de LMP1 com esse sistema.

Associado à Mathis Technologies, uma empresa especializada em soluções de engenharia, terá como designação de Courage 0.11 e será equipado com dois motores elétricos de 150 kw, com uma potência combinada de 400 cv. Não contará para a classificação final, mas a ideia é de saber se consegue atingir velocidades na ordem dos 315 km/hora, e andar ao nível dos LMP2, por exemplo.

Sobre este projecto, o proprietário e fundador da empresa, Yves Courage, afirmou o seguinte: "Pela primeira vez na minha vida, não haverá oposição entre o meu amor pelo automobilismo, pela vida e pela Natureza". Vamos a ver como vai ser no próximo ano. Acho que será um primeiro passo rumo a protótipos desta natureza. E um regresso à essência do automobilismo: a busca de soluções de engenharia para serem usadas nos automóveis do dia-a-dia.

Sem comentários: