sexta-feira, 11 de junho de 2010

A melhor prenda de anos do mundo

Este fim de semana, Jean Alesi comemora em Le Mans o seu 46º aniversário natalicio, a competir com um carro da AF Corse, na classe GT2, ao lado do piloto de testes da Scuderia, o italiano Giancarlo Fisichella. A equipa utiliza um modelo Ferrari, o 430, creio eu, e de uma certa forma, é a continuidade de uma história de amor que Alesi tem com a Scuderia.

Sempre sonhou em guiar para ela desde o inicio da sua carreira desportiva. Depois de ano e meio na Tyrrell, onde deu nas vistas, para além de dois pódios para a equipa do Tio Ken, rechaçou um contrato com a Williams no final de 1990 para correr na equipa do seu coração, ao lado do seu ídolo de adolescência, Alain Prost. Contudo, o primeiro azar de Alesi foi o timing da sua ida para a Scuderia: no inicio de uma descida aos infernos que iria durar cinco épocas. Após o despedimento de Prost, em 1991, guiou o horrivel F92A e penou muito para conseguir bons resultados. Algo que teria facilmente conseguido, caso tivesse ficado na Williams.

Mas depois, pela carreira que teve após a sua saída da Casa di Maranello, era o seu amor ao automobilismo que o fez continuar. Se não fosse assim, como se explicaria a sua presença na Prost GP, do seu ex-companheiro de equipa, que estava em fase de desmoronamento final em 2001? Se achasse por bem, teria ido embora no final de 1999, depois da sua passagem frustrante pela Sauber?

Só mesmo o amor ao automobilismo é que veríamos uma coisa destas.

Daí que para ele, aquele 11 de Junho de 1995 tenha sido provavelmente o melhor dia da sua carreira. Vencer com o mítico numero 27, na terra daquele que foi um dos seus ídolos automobilísticos, no dia do seu aniversário, deve ter sido extraordinário. Essa vitória caída do céu, foi provavelmente o que evitou de ser comparado a Chris Amon, por exemplo, mas provavelmente foi também o concretizar do seu sonho, aquilo que num impulso, algures em 1990, o fez trocar um ou dois títulos e vinte vitórias quase certas por quatro épocas de purgatório numa Scuderia na mó de baixo. Mas se calhar, é um homem mais realizado. Conseguiu a melhor prenda de anos do mundo, faz hoje 15 anos.

1 comentário:

Trindade disse...

Valeu pela mudança. rs Já estava ma hora! haha