domingo, 4 de julho de 2010

Extra-Campeonato: Isto pode dar asneira...

Hoje saiu por aqui a Playboy deste mês. E mais do que colocar uma famosa despida, decidiu este mês tomar uma liberdade artistica, indo no espírito provocador de José Saramago, falecido há cerca de duas semanas. Contudo, o ensaio que colocaram na capa, subsituindo a famosa despida (que claro, terá sempre uma segunda interpretação), mais do que fazer lembrar a famosa frase dos Monty Python ("Agora, algo completamente diferente!") tem o potencial para dar polémica.

Colocar Jesus Cristo como um homem que testa a sua fé à prova, com três mulheres despidas, uma delas profusamente tatuada, até pode ser visto como um ensaio original, e bastante provocador, para ser honesto. Mas esta não é uma sociedade que ainda resolveu bem a sua relação com o Deus cristão e respectiva Igreja Católica, e isto promete ter o seu quê de bombástico.

O mais interessante é que isto aconteceu de forma inesperada, sem anuncios à imprensa, ao contrário do habitual o que revela a delicada natureza do assunto. E se é certo que Saramago era um provocador nas suas obras, como fez em livros como o "Evangelho Segundo Jesus Cristo", que o humanizou, e mais recentemente, o seu derradeiro livro, "Caim", onde escreve que a Biblia era um manual de maus costumes, pode-se dizer que o espirito está lá. Agora, será que os leitores e outros irão aceitar esta provocação?

Sem comentários: