sexta-feira, 23 de julho de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 11, Alemanha (Treinos)

Como seria de esperar, os treinos de hoje decorreram debaixo de chuva, o que não deu às equipas grandes hipóteses de afinar convenientemente os seus carros para o fim de semana alemão, dado que amanhã e Domingo, as possibilidades de chuva são bem diminutas. No final, quem deu nas vistas foram dois pilotos que normalmente não fazem parte do topo da tabela de tempos: o Force India de Adrian Sutil e o Ferrari de Fernando Alonso.

A primeira sessão foi marcada pela muita chuva e pelo violento acidente de Lewis Hamilton, que se despistou na Curva 3, causando danos na frente e na traseira do seu monolugar depois de embater nos muros de proteção. Os seus mecânicos certamente tiveram (e ainda devem ter) trabalho para reparar o carro do piloto britânico. Mas no meio dos despistes, quem se safou bem foi Adrian Sutil, que foi o melhor na primeira sessão, fazendo o tempo de 1.25,701 segundos, a mais de um segundo sobre o Ferrari de Felipe Massa, o segundo classificado. Contudo, esse tempo foi alcançado mesmo em cima do final do treino, numa altura em que a chuva tinha parado e algumas zonas da pista já se apresentavam secas.

Depois de Massa, Jenson Button e Rubens Barrichello ficaram logo a seguir na tabela de tempos, enquanto que os Red Bull, favoritos para o fim de semana alemão, ficaram fora do "top ten", com Sebastien Vettel na 11ª posição e Mark Webber na 14ª. Entre eles ficou o Virgin de Timo Glock, num surpreendente 12º posto.

Pouco tempo depois, aconteceu a segunda sessão, desta vez sem a chuva a incomodar muito, apesar do tempo ameaçador ao longo da sessão. Foi uma sessão movimentada, com Sutil a fazer das suas, Webber a intrometer-se, mas no final foi Fernando Alonso a marcar o melhor tempo, com 1.16,265 segundos, a 0.029 segundos do Red Bull de Sebastien Vettel. Felipe Massa foi o terceiro, à frente de Mark Webber. Aparentemente, pode indicar que as coisas amanhã serão um duelo entre Maranello e Salzburgo, mas a qualificação costuma ser algo completamente diferente...

Os Mercedes mostraram-se, com Nico Rosberg e Michael Schumacher a serem quinto e sexto classificados, e Lewis Hamilton, com o carro recuperado do acidente da primeira sessão, a fazer o sétimo tempo. O Renault de Robert Kubica e os Williams de Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg fecharam o "top ten". Quanto a Timo Glock, foi de novo o melhor dos estreantes, na 19ª posição, a cerca de dois centésimos do Toro Rosso de Jaime Alguersuari.

Amanhã será dia de qualificação, e aí a história será outra.

Sem comentários: