sexta-feira, 30 de julho de 2010

GP Memória - Alemanha 1995

Duas semanas depois de correrem em Silverstone, máquinas e pilotos rumaram a Hockenheim para disputar o GP da Alemanha, e começavam a aparecer mais algumas novidades em termos de pelotão. Com combinado, na Ligier, o japonês Aguri Suzuki regressou para ocupar o lugar de Martin Brundle nesta prova, enquanto que na Pacific, necessitada de dinheiro, colocava Bertrand Gachot de lado para no seu lugar vir um italiano de 37 anos, Giovanni Lavaggi de seu nome, que pagara para disputar algumas corridas.

Com o campeonato cada vez mais decidido a favor de Michael Schumacher, e as oportunidades que a Williams não aproveitava, as coisas em Hockenheim começavam a assumir um carácter decisivo. E assim quando nos treinos Damon Hill fez a pole-position à frente de Michael Schumacher, tinha marcado uma posição. Na segunda fila estavam David Coulthard e Gerhard Berger, enquanto que na terceira ficavam os Jordan de Rubens Barrichello e Eddie Irvine. Mika Hakkinen era sétimo com o McLaren-Mercedes, à frente do seu companheiro Mark Blundell, e a fechar o "top ten" estavam o segundo Benetton de Johnny Herbert e o segundo Ferrari de Jean Alesi.

No dia 30 de Julho de 1995, o tempo estava bom e com algum calor. Mais de 15o mil pessoas tinham ido a Hockenheim com a prespectiva de ver pela primeira vez desde 1939 um vencedor alemão no GP da Alemanha. Na partida, Hill manteve o primeiro posto, mas no inicio da segunda volta, Hill despista-se na curva inicial, batendo nos pneus, para delírio da torcida, que via assim entregar a liderança a Schumacher.

À medida que as voltas passavam, via-se que a estratégia de Schumacher era de duas paragens, algo que na Williams tinha planeado uma só paragem a David Coulthard. Mas essencialmente, a corrida tinha sido decidida naquela curva. Schumacher simplesmente geriu a corrida a seu bel-prazer até à meta.

Mais atrás, a Ferrari tentava fazer o seu melhor, mas Alesi tinha rebentado o seu motor, enquanto que Berger tinha feito falsa partida e teve de cumprir uma penalização. Depois fez uma corrida de recuperação até ao terceiro posto, beneficiando das desistências do Jordan de Barrichello e dos McLarens de Hakkinen e Blundell. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o segundo Benetton de Johnny Herbert, o Sauber de Jean-Chistophe Bouillon e o Ligier de Aguri Suzuki, e no final da corrida, os dez pontos que Schumacher tinha alcançado alargaram-lhe a liderança para 21 pontos, fazendo com que o bicampeonato estivesse cada vez mais próximo.

Fontes:

http://www.grandprix.com/gpe/rr573.html

http://en.wikipedia.org/wiki/1995_German_Grand_Prix

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