terça-feira, 20 de julho de 2010

O financiador de uma aventura chamada Durango?

Poderia falar hoje sobre o mais recente "soundbyte" vindo do quase-octogenário Bernie Ecclestone, mas essa deixo para uma ocasião mais apropriada. O que quero falar hoje é sobre Jacques Villeneuve e a Durango, uma das candidatas ao famigerado 13º lugar na elite da Formula 1, que após a desistência da ART, no inicio do mês, se tornou numa corrida sem vencedor definido.

Provavelmente ouviram na semana que passou sobre Jacques Villeneuve, que aos 39 anos quer voltar à Formula 1 a qualquer custo, e provavelmente numa aliança de cariz duvidoso com a Durango, uma equipa com mais de 30 anos de existência, mas que nos últimos anos foi noticia por aquilo que acontecia fora do paddock, desde abandono da GP2 com dívidas para pagar até às finanças italianas a terem batido à porta para investigar as suas contas. Actualmente está na Auto GP, a mais recente encarnação da Formula 3000 italiana, com antigos chassis Lola da extinta (ou será adormecida?) A1GP.

Ora, mais um elemento poderemos acrescentar na história da Durango. E não é muito boa. Quem conta isto é o Joe Saward: um dos filhos de Mummar Al-Khadafi, o ditador libio no poder desde 1969, Saadi Al-Khiadfi, poderá ser o financiador da aventura Durango/Villeneuve. E ainda por cima, este é o mais excêntrico dos filhos, aquele que tentou jogar futebol em Itália e foi internacional pelo seu país. Saadi, que recentemente foi noticia por ter abandonado um quarto de hotel em Rapalo com uma conta de mais de 600 mil euros por pagar, estaria interessado em ajudar na aventura da Durango como forma de passear a sua excentricidade pelo paddock, pelo que se topa à primeira vista.

Mas tirando este elemento de entretenimento, pode-se observar um elemento mais sério nisto tudo. A familia Khadafi já teve uma precentegem pequena na estrutura accionista da FIAT, nos tempos de Giovanni Agnelli, e como se sabe, a Libia foi uma antiga colónia italiana até ao final da II Guerra Mundial. E claro, o capital de simpatia que ainda tem o nome "Villeneuve" em Itália...

Agora resta saber se isto tem algum fundo de verdade e qual é o grau de seriedade na candidatura da Durango, no envolvimento da família Khaddafi ou no grau de desespero de Jacques Villeneuve. Cenas dos próximos capítulos, nesta silly-season que é a Formula 1.

Sem comentários: