quarta-feira, 14 de julho de 2010

O regresso de Valentino Rossi

Quando Valentino Rossi caiu desamparado na pista de Mugello, naquela qualificação para o GP de Itália de Moto GP, as fraturas que sofrera na sua tíbia direita faziam com que provavelmente, as suas chances de vencer o título em 2010 estivessem fortemente reduzidas, senão mesmo anuladas. Chegou-se a dizer que a temporada dele estava acabada, que estaria de fora durante cino, seis ou mais provas, e que seria um paesseio para o Jorge Lorenzo.

Em suma, davam-lhe, no minimo, dois meses de recuperação. Passaram-se seis semanas desde a sua queda em Mugello... e ele vai voltar à competição. Os médicos deram-lhe o "OK" e ele irá voltar para a sua Yamaha em Sachenring, palco do GP da Alemanha, no próximo fim de semana.

"Estou muito contente pelos médicos acharem que poderei pilotar este fim de semana. Amanhã serei observado pelo delegado médico e tomaremos a decisão final. Senti-me bem na R1 mas sei que a minha M1 na pista é uma coisa diferente e será duro. Mas eu sinto falta da minha moto e da minha equipa e quero tentar", afirmou o piloto italiano, que chegou a desabafar: "Estava cansado de estar em casa! O Wataru (Yoshikawa, piloto de testes da Yamaha) vai estar lá, portanto se algo correr mal ele voltará a correr com a minha moto", concluiu.

Os desportistas, sendo pessoas cujo corpo está sujeito a todo o tipo de pressões que o levam até ao limte, quando se lesionam, tem tendência para recuperarem mais rapidamente de quasquer lesões. É o que acontece aos futebolistas quando torcem o joelho, o tornozelo, quando tem uma pubalgia ou roturas parciais de ligamentos. As tecnicas cirugicas, que já avançaram muito nos últimos trinta anos, bem como a fisioterapia subsequente, fazem com que eles recuperem em relativamente pouco tempo. Contudo, ver rossi em cima de uma mota em 40 dias é algo digno de um super-homem. E provavelmente será mais um capitulo a acrescentar à lenda de Valentino.

Sem comentários: