terça-feira, 3 de agosto de 2010

Em tempo de silly-season...

Hoje foi dia que se falou, mais uma vez, das dúvidas sobre a realização do GP da Coreia do Sul em 2010 e de uma possivel transferência para a Motoland Aragon, um circuito espanhol nos arredores de Zaragoza. Sim, mais um...

Hoje foi também dia de falar sobre o esboço de um calendário de 2011, com vinte provas e com a colocação da Turquia em Junho e da India em Outubro, e com as seis primeiras provas do ano fora da Europa. Como é o Bernie Ecclestone que a elabora, não ficaria surpreso, mas... não é oficial.

Hoje também li uma noticia (aliás, duas, de sitios diferentes. Um desses sitios foi aqui) sobre a situação periclitante do Grupo Hispania, de José Ramon Carabante, que anda aflitíssimo em pagar as dividas acumuladas nas várias compras malucas que andou a fazer nos últimos anos, e que agora anda com problemas de tesouraria. No mesmo dia em que se fala que o acordo Hispania-Toyota, com Colin Kolles pelo meio, só não foi confirmado (acordado sim, assinado não) por causa da vertente financeira. Hmmm...

Mas não quero falar hoje sobre silly season. Hoje quero falar de umas coisas que ando a maravilhar-me vindas do blog F1 Nostalgia, de um velho conhecido, o Rianov Albinov. Ele por estes dias anda a meter fotos de eventos nos anos 80, em sitios como Laguna Seca, Riverside, Daytona... numa altura em que testar na América era algo que as equipas consideravam e faziam frequentemente. O Rianov, do F1 Nostalgia, anda a colocar fotos de coisas há muito esquecidas, como por exemplo, ver Mike Thackwell, um piloto neozlendês cujo talento foi ostensivamente esquecido por todos, e que hoje em dia surfa um pouco por todo o mundo.

Outra coisa interessante que ando a ver pelos posts dele são coisas como o teste do Rick Mears ao volante de um Brabham-Cosworth, uma delas com o Bernie Ecclestone ao lado e tudo... já falei sobre o teste há uns tempos, mas ver aquilo com novas fotos é outra "estória".

Ainda melhor é ver as fotos feitas pelo francês Bernard Asset no inicio de 1981 ao famigerado (e amaldiçoado) Lotus 88 no circuito de Laguna Seca, com Elio de Angelis ao volante. Há duas fotos primorosas para mim, que são, basicamente, contra-picados de De Angelis com o famoso capacete Simpson. Não vos faz lembrar uma certa personagem que também experimenta carros? Pois é... só consigo dizer que estas fotos são muito boas.

Não sou, nem desejo ser noastalgico, porque sei perfeitamente que dentro de vinte anos, haverá pessoal que verá as fotos da actualidade e terão os mesmos gestos e dirão as mesmas palavras que afirmo agora. Mas sei perfeitamente que é preciso ter memória para defender uma certa ética nesta competição, para mostrar aos descrentes, aqueles que nos apontam o dedo e dizem que 'isto não é um desporto' que existem razões para afirmar o contrário, dando razões para defendermos a nossa causa juntos dos outros. E que se calhar, até nos servem para evitar que o futuro seja ainda mais negro.

Sem comentários: