sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rumor do dia: Mais uma construtora a caminho?

Mais do que o rumor por si, que de substantivo tem muito pouco, o interessante é o que está nas entrelinhas: trata-se uma marca com historial nos ralis, que foi comprada há pouco tempo, logo, os planos futuros que os donos tem para ela passaam pelo seu relançamento, e o facto de a FIA ter novos planos para o WRC a partir de 2011, que já levaram à entrada de uma marca, a Mini, pela mão da Prodrive.

Feitas as devidas ressalvas, aqui vai: a Saab está a ponderar um regresso aos ralis a partir de 2012. A noticia é dada pelo Autosport britânico, que cita fontes ligadas à marca, que tiveram uma reunião com representantes do WRC, e expressaram entusiasmo, pois de acordo com essa mesma fonte "a competição parece-lhes ser a plataforma perfeita para lançar um novo produto e reconstruir a imagem de uma marca. Como se sabe, a Saab tem igualmente grande herança no WRC pelo que faz todo o sentido." Como a Spyker costuma competir e já tem implantação nesse meio, o rumor até pode ter um fundo de verdade, especialmente se for encarado como uma estratégia de relançamento da marca a nivel mundial.

Desconhece-se o modelo, nem se sabem bem com que motor é que irão arrancar, mas fala-se no 1.6 Turbo que a BMW tem, ou seja, o mesmo que irá equipar o Mini a partir do próximo ano. Aliás, caso este rumor seja real, isto significa o regresso da mitica marca sueca aos ralis, onde costumava dominar nos anos 60 e que continuou a aparecer ao longo dos anos 70 e inicio dos anos 80.

Criada em 1937 em Tröllatthan como a divisão automobilistica da marca de aviões com o mesmo nome, ela pertenceu à americana General Motors até ao inicio do ano, altura em que foi vendida à holandesa Spyker por cerca de 200 milhões de dólares.

Sem comentários: