segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Youtube Motorsport: O fim de semana de Alvaro Parente



Com carros iguais, pode-se ver o talento dos pilotos. Esse é um facto irrefutável. A GP2, categoria em que todos os carros são iguais e apenas se pinta a carroçaria com as cores dos patrocinadores, é considerada como a antecâmara da Formula 1, mostrou-nos muitos bons pilotos que mais cedo ou mais tarde iriam ter a sua oportunidade de correr na categoria máxima do automobilismo. E também haveriam excelentes pilotos que, num ou noutro circuito, mostrariam todo o seu talento.

Depois da novela do patrocinio do Turismo de Portugal que não surtiu efeito, deixando-o apeado e obrigado a fazer a temporada de 2010 "sobre o joelho", as coisas ficaram mais ou menos resolvidas com uma temporada na Superleague Formula, defendendo as cores do F.C. Porto, com passagens esporádicas pela GT2, correndo quer em Espanha, pela Aurora Racing Team, quer pela AF Corse, uma equipa apoiada pela casa-mãe.

Depois surgiu a Coloni. Tinha corrido com eles na GP2 Asia, onde conseguiu um pódio e o oitavo lugar do campeonato, deixando boas indicações do seu talento numa das piores equipas do pelotão, mas nesta temporada eles escolheram, por razões financeiras, o brasileiro Alberto Valério e o bulgaro Vladimir Ardzebahiev. Contudo, antes da corrida belga, o dinheiro de Valério falhou e Parente foi chamado para o substituir.




Esperava-se que ele seria bom, mas num fim de semana onde o tempo era inconstante, as suas performances foram geniais, resultando em dois pódios e uma volta mais rápida. E se falar é uma coisa, ver é outra. No primeiro video, vemos a estratégia da Coloni em apostar numa paragem o mais tarde possivel, a três voltas do fim, e colocar pneus frescos para as voltas finais. E isso fez com que em duas voltas, Parente "comesse" toda a diferença para o venezuelano Pastor Maldonado e ainda tentasse ultrapassá-lo na chicane final.

O segundo video é mais um momento da corrida, mas esse foi um momento decisivo: na nona volta da corrida, após mais uma fase de Safety Car, o pelotão rolava na reta Kemmel, entre o Radillon e Les Combes, quando Parente tentou atacar ao mesmo tempo o venezuelano Rodolfo Gonzalez e o holandês Gierdo Van der Garde. A repetição de Spa 2000 esteve à vista, mas o português passou por uma zona molhada e só deu para passar Gonzalez. Mas ficou com o terceiro lugar e mais um pódio para o português.

Definitivamente, ele foi o homem do fim de semana naquela pista belga.

Sem comentários: