quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Extra-Campeonato: Paulo Bento é o treinador da Seleção Nacional

Para mim, a noticia do anuncio de Paulo Bento como o novo seleccionador nacional... é uma não-noticia. A primeira razão foi que ele tinha sido falado nas semanas anteriores ao despedimento de Carlos Queiroz, ou seja, desde há mais de um mês que se falava como substituto. Não tenho uma explicação mais plausivel sobre este assunto do que a fonte para essa noticia na Federação ser alguém ligado ao processo, que gostou do trabalho do antigo treinador do Sporting e que disse, desde logo, que o queria.

Este desfecho demonstrou que tudo aquilo que se passou na semana passada, em Madrid, não foi mais do que uma jogada desesperada do Gilberto Madaíl para ter José Mourinho a custo zero, bastando apelar ao seu patriotismo. E sabia que, se o Real Madrid estivesse para aí virado, iria conseguir. Mas claro, essa solução seria apenas uma compressa num problema bem mais fundo, cujas soluções são mais estruturais do que conjecturais. E essas soluções conjecturais passam por uma nova direcção, com um novo plano, uma nova mentalidade para o futuro das selecções nacionais. Isso está mais do que visto e mais do que detectado.

Agora? Deseja-se sorte a Paulo Bento, que tenha a mentalidade aberta para fazer as suas escolhas, sem favorecimentos do clube A em detrimento do clube B. Escolha os melhores para nos levar rumo ao Euro 2012, porque andamos aflitos!

P.S: Ontem à noite estava a ver a BBC World quando vi uma noticia sobre a Seleção nacional. A noticia tinha duas fotos para ilustrar: uma do José Mourinho e outra... do José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting. Quando no Verão passado ele afirmou "Paulo Bento Forever" não imaginaria que seria identificado pelo resto do mundo com esse nome...

Sem comentários: