segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A nova fase da guerra pelo nome Lotus

A imagem inicial deste post, do carro de Heiki Kovalainen após o GP de Singapura, revela simbolicamente o que irão ser os próximos tempos da Team Lotus: muito quentes. Depois de ter falado na semana passada sobre os direitos de nome e as razões que estão por detrás de toda esta polémica, agora a marca, apoiada pela malaia Proton veio a público dizer que os direitos ao nome são deles e que não autorizam o uso do nome "Team Lotus", que Tony Fernandes anunciou com pompa e circunstância este Sábado, em Singapura.

Numa declaração para a imprensa emitida hoje, a Proton afirma os seus direitos ao nome, e que vai tomar "as medidas necessárias" para proteger os seus direitos.

"Com o acordo da Proton, a Lotus Group decidiu terminar a sua licença para 1 Malásia Racing Team para usar a marca Lotus Racing na temporada de 2011 e seguintes, como resultado dos abusos persistentes da licença por parte da 1 Malásia Racing Team, prejudiciais para a marca Lotus. Na sequência dessa denúncia, nem a Malásia Racing Team, nem qualquer outra empresa associada com o Sr. Fernandes, como Tune Group Sdn Bhd ou Team Lotus Ventures Limited, tem a autoridade do Grupo Lotus para usar a marca na temporada 2011, e isso inclui o uso da marca Team Lotus".

A Lotus Group entende que o Sr. Fernandes pretende renomear a atual Lotus Racing para Team Lotus para a temporada de 2011 da Fórmula 1. Sr. Fernandes indica que Tune Group adquiriu os direitos sobre o nome Team Lotus de um negócio anteriormente detido por David Hunt, proprietário da Team Lotus Ventures Limited. A Lotus Group acredita que esses direitos não têm qualquer fundamento jurídico adequado, o fato de que o Sr. Fernandes estava bem ciente quando comprou os direitos."

O comunicado foi reforçado pelas declarações do presidente da Proton, Dato' Sri Mohd. Nadzmi Mohd, que arirmou que a empresa vai fazer tudo ao seu alcance para que Tony Fernandes não use o nome Team Lotus em 2011:

"Acreditamos que a marca Lotus é uma das marcas mais valiosas na Fórmula 1 na actualidade", começou por afirmar. "Nós somos os proprietários da marca, e tomarremos todas as medidas necessárias para protegê-lo. Tony Fernandes não tem nenhum direito de uso da marca Lotus na temporada de 2011, e nós vamos resistir fortemente a qualquer tentativa por ele de usar nossa marca sem a nossa permissão e iremos retirar o nosso apoio à Lotus Racing."

"Simplificando, isto tudo pertence ao Grupo Lotus. O fato da 1 Malásia Racing Team ter assinado um contrato com o Grupo Lotus para o uso da nossa marca significa que tanto o Sr. Fernandes, como a 1 na Malásia Racing Team reconheciam os direitos pertencentes ao Grupo Lotus.", concluiu.

De facto, a Proton até pode ter razão no que diz, mas como já referi na quinta-feira passada, desde os tempos do seu fundador, Colin Chapman, que ambas as entidades andaram separadas, e nesse tempo, tudo funcionou bem. Agora que a Lotus voltou à Formula 1, precisamente um ano depois do seu anuncio oficial, e está cada vez mais a tornar-se em algo com potencial de sucesso, a briga politica vai ser cada vez mais dura. Em suma, era o que todos previam.

Sem comentários: