segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O estanho caso da votação para o capacete de Bruno Senna

Acho que todos por esta altura devem saber sobre a polémica do capacete especial que o Bruno Senna deverá usar no GP do Brasil para comemorar os 50 anos de nascimento do seu tio. Como é óbvio, fui um dos que votei pelo capacete do Bruno, que achei, dos outros quatro candidatos, o mais espectacular. Não precisavam de pedir para votar nele, pois eu teria feito por convicção.

Tudo indicava que o desenho do Bruno seria o vencedor, mas no último dia das votações houve algo que escapou do controlo e transformou o resultado em algo que, na minha terra se chamaria de "fraude". Deixo-vos aqui alguns excertos, o resto podem ver no seu site: http://www.mantovani.zip.net

"Começou estranho. Meu desenho estava lá, mas não era meu nome. G.Sardinha assinava o desenho que eu havia criado para o concurso "Helmet Challenge" do piloto de F1 Bruno Senna, para homenagear os 50 anos de Ayrton Senna. Mesmo assim a votação estava rolando e quando eu já tnha mais de 200 votos de vantagem, a enquete foi zerada. Muito me impressionou tal fato, mas entrando em contato com a assessoria de imprensa do piloto meu nome foi trocado no final da tarde de terça-feira, 14 de setembro, dia que começou a votação popular. Sobre a enquete zerada, relevei. Ainda era começo.

Tudo resolvido e a votação prosseguia. Para minha felicidade meu desenho estava ganhando o concurso e já estava cerca de 2 mil votos a frente do segundo colocado na noite de sexta-feira. Mas aí começou a surpresa. Nesta mesma madrugada notei que o desenho que estava em segundo havia recebido 400 votos, contra 1 para o meu. Achei estranho, mas não encarei como algo ilícito. Inocência a minha. (...)

(...)

Notei que os votos do candidato aumentavam sempre, e percebi que eram mais ou menos 2 votos por minuto. Foi quando resolvi fazer uma conta. As 18h24 o número de votos do candidato era de 7421. Para as 23h59 restavam 5 horas e 25 minutos, totalizando assim 325 minutos. Multiplicando pelo número de 2 votos por minuto, postei no twitter a seguinte mensagem: "O desenho que neste momento frauda o concurso do capacete tem em sempre 2 votos por minuto. Dessa maneira, ele terá perto de 8073 as 23h59"

E assim a noite foi seguindo, sempre com o candidato em questão tendo sua soma de votos subindo a cada minuto.

Muitos amigos me alertavam que isso é um script. Mas o que é um script? São códigos criados por programadores para diversas finalidades e neste caso é um código que consegue burlar a programação original do site e construir um roteiro de ações, que teria a função de votar para o desenho do capacete que estava atrás do meu. A programação original do site limitava o número de voto em apenas 1 por cada endereço IP. O script conseguia burlar essa regra e aumentar o número de votos na frequência programada. O script malígno buscava o código da enquete no site e assim executava a ação.

Dessa maneira comecei a fazer prints da tela e contas sobre os número do candidato. Tenho vários prints que mostram sempre a evolução progressiva e constante.

Desta maneira, o candidato teve mais votos desde sábado do que em todos os outros dias junto. Lembrando que os acessos a internet diminuem radicalmente nos finais de semana. E terminou o candidato com 7914 votos, contra 6809 para o meu desenho. Aqui está o print das 23h59.

Números me aborrecem, diria um amigo meu. Então aqui está a evidência que julgo ser a maior prova que o site foi fraudado. Uma print da tela, poucos segundos depois da meia-noite.

Algum programador poderá confirmar, ou provar que isso não é um problema, mas essa mensagem mostra que algum script tentou buscar o código da enquete e não encontrou nada (porque o código original da enquete deveria estar programada para sair do ar as 23h59min59s) e assim o script deixou a seguinte mensagem de erro, dizendo não encontrar o roteiro pré-estabelecido anteriormente pela pessoa que programou o script malígno.

Para finalizar, gostaria de deixar muito claro que isso não se trata de uma acusação contra ninguém e muito menos chororô de perdedor. Faria a mesma coisa mesmo que meu desenho não estivesse entre os finalistas. Não estou avaliando a qualidade dos desenhos também.

Meu objetivo é mostrar que houve algo fora da normalidade, independente de quem ou como foi executado. Diga-se ainda que muitas pessoas reportaram problemas de vírus no dominio do site do piloto. (...)"

Este tipo de votações neste tipo de programas tem este efeito, não são protegidos contra este tipo de ataque. Não quero lançar suspeitas sobre a familia ou sobre o administrador do site. Mas creio que o que se deveria ter feito neste tipo de matéria era, ou anular o concurso, ou tornar válidos os dados de um dia antes, dando a vitória ao primeiro classificado da altura. Encontrei até uma petição na Internet relacionado com o caso neste fim de semana.

No fim de tudo, aparentemente os administradores do site nada irão fazer e vão dar os votos como válidos. Mesmo havendo estas fortes suspeitas, isto não vai ser algo bom para a reputação quer do Bruno, quer da familia. E se ele usar o capacete do vencedor - isto é, admitindo que o Colin Kolles não irá dar um pontapé na bunda do Bruno ou a Hispania não fechar - vai dar a ideia de consentimento da fraude, para não falar de favorecimento.

Quanto a mim, deste lado do Atlântico, tem toda a minha solidariedade. Porque pelo seu profissionalismo e humor, simplesmente... merece.

1 comentário:

Unknown disse...

eu votei por mantovani cujos desenhos são reconhecidos no mundo inteiros e ainda são usados sem o devido permiso

triste para a asesoria de imprensa, pois a diferença do sobrinho, Mantovani não é um Bruno rookie, e sim um grande desenhista

provavelmente para o pessoal de senna deve de ser também um pesadelo o acontecido, mais desde aqui faço a minha declaração de apoio ao nosso grande chargista

e vou repercutir o caso também, tá certo.