sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Um cartaz de Singapura

Confesso não saber se isto é uma tendência ou não, mas o Daniel Médici, do inteligentíssimo blog Cadernos do Automobilismo, colocou no post de hoje este cartaz relativo ao GP de Singapura (sim, aqui em Portugal, escrevemos o nome da cidade-estado desta forma).

Eu, como a maioria daqueles que seguem a Formula 1, sabem que existe uma arte para os cartazes do automobilismo, e sabem que nos últimos tempos, este se tornaram iguais, tal como é a Formula 1 agora: um aborrecimento. De uma certa maneira, esses cartazes, por muito bonitos que sejam, tem o defeito de serem todos iguais, é vejo-os como um simbolo do dominio por parte de Bernie Ecclestone e da sua politica de "eu controlo tudo".

Este cartaz, definitivamente, é algo diferente de se ver, um regalo para os olhos. Eis um excerto do que Daniel escreveu no seu post:

"Digitalmente, elementos do 'skyline' da cidade-sede do GP foram dispostos de forma a criar, sob um determinado ponto de vista, a silhueta de um monoposto. A composição deve ter exigido um trabalho beneditino de "photoshopagem", mas não nos interessa aqui as dificuldades técnicas, e sim a mensagem que a obra quer passar.

E a mensagem é muito clara: a de que este não um simples evento para o local, mas que Cingapura realmente vive esta corrida. Os que já presenciaram a prova, em geral, confirmam esta afirmação. É uma corrida de rua mais parecida com Mônaco, e menos com Valência (à qual os valencianos parecem ignorar solenemente)."

Pessoalmente, nunca pus os pés em Singapura. Mas conheço quem tenha lá ido, em visita, e tenha dito maravilhas da cidade. Disseram-me, até, uma coisa que nunca pensei ouvir de uma cidade: perfeição. É tudo asseado, limpo, ordenado. Até deve ser demasiado limpo e ordenado. Sei que as pasilhas elásticas são proíbidas na cidade, e conheço o caso de um rapaz americano, que em 1994 desenhou uns "graffitis" na rua e foi condenado a meia dúzia de vergastadas pelo governo local. E a pena de morte existe, e é aplicada para os crimes mais graves, a começar perlo tráfico de droga.

Mas falo de Singapura em si pelo facto de este ser uma cidade-estado. E sendo um local pequeno, sente-se mais os grandes eventos. E certamente ter a Formula 1 nas suas ruas, e ainda por cima num ano em que receberam a primeira edição dos Jogos Olimpicos da Juventude, é outro motivo de orgulho. E isso se transpira quando se vê nesse cartaz: eles adoram ter a Formula 1 na cidade.

Será que nós, os mais conservadores, os mais emperdenidos e mais criticos do mau gosto do "Tio Bernie", gostamos de ter Singapura no calendário?

Sem comentários: