domingo, 12 de setembro de 2010

WRC 2010 - Rally Japan (final)

Sebastien Ogier venceu esta manhã o Rally Japan, na sua primeira vitória como piloto oficial da Citroen, batendo Petter Solberg e Jari-Matti Latvala, e Sebastien Löeb a conseguir a sua posição mais modesta do ano, acabando no quinto posto. A vitória de Ogier foi conseguida graças aos azares de Petter Solberg, que lhe viu partir um amortecedor praticamente na última classificativa antes da Superespecial final, impedindo que ele ganhasse o seu primeiro rali do ano, que de uma certa maneira já merece.

Apesar de tudo, o piloto norueguês mostrava-se feliz, ao referir que tendo em conta a gripe que padeceu, não tinha inicialmente expectativas de estar em posição de lutar pelos lugares da frente: "Estou feliz pois de início foi muito complicado, mas o carro estava bom e as coisas correram bem. Foi pena o problema no final, mas os ralis são assim.", referiu.

O último dia do rali começou com o abandono de Kimi Raikonnen, que saiu de estrada na segunda especial do dia, quando seguia na oitava posição da classificação. Pouco depois, os Ford oficiais de Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala começaram a ter problemas mecânicos. Hirvonen começou a ter problemas a nivel hidraulico, quando estava em posição de atacar a liderança de Petter Solberg, e teve de abrandar para chegar ao fim, o que aconteceu. No sexto posto.

Quanto a Sebastien Löeb, teve neste fim de semana um dos ralis mais apagados da sua carreira. Nunca esteve em posição de lutar pela vitória, nunca mostrou a garra que mostrou muitas das vezes em que realizou aquelas recuperações que só ele sabe. Não teve o 'feeling' doutras alturas, mas também... está tão perto de chegar a mais um título, que até se dá ao luxo de relaxar um pouco. Esperemos.

Em termos de SWRC, com Jari Ketomaa a vencer, Bernardo Sousa voltou ao rali em modo Superally, depois de problemas no alternador, mas durante o dia de hoje, nova avaria o impediu de chegar ao fim.

"Há coisas que nos deixam perplexos e, esta, é sem dúvida uma dessas. Ontem, tivemos de parar por causa de uma avaria no alternador. Hoje, a correia da mesma peça deu de si", atirava visivelmente desanimado. "É natural ficarmos um pouquinho desapontados, tanto mais, quando, hoje, estávamos a ter um andamento dentro daquilo que está ao nosso alcance. Realizámos o nono tempo da geral absoluta, logo na segunda especial, atrás dos WRC´s, e apostávamos em seguir com o mesmo ritmo...mas acontecem estas coisas..." referiu.

Esta avaria impediu de conquistar o seu primeiro pódio no SWRC e provavelmente uma boa posição na classificação geral, mas agora o seu foco é o Campeonato Nacional de Ralis, onde no próximo fim de semana, no Rali do Centro, poderá ser o novo campeão nacional. Quanto ao Mundial, este volta no final do mês, no novo Rali da Alsácia.

Sem comentários: