segunda-feira, 29 de novembro de 2010

The End: Leislie Nilsen (1926-2010)



Confesso que este foi um actor que sempre gostei de ver. E o mais interessante no meio disto tudo foi que a comédia foi mais um acaso do que própriamente uma verdadeira vocação. Primeiro começou pela televisão e depois foi catapultado para a fama num dos primeiros filmes de ficção cientifica: "Planeta Proibido", de 1956. Algum tempo depois, apareceu num dos primeiros filmes-catástrofe dos anos 70, "A Aventura do Posdeidon" (1972), e curiosamente, num dos ultimos: "Cidade em Chamas" (1979). O primeiro foi um sucesso, o último foi horrivel...

De origem dinamarquesa, não era americano de nascimento, mas sim canadiano. E havia familiares que o influenciaram para seguir esta carreira: o seu tio era Jean Hersholt, um dos melhores do seu tempo e que o levou à criação de um prémio com o seu nome, que é dado frequentemente pela Academia. O seu irmão Erik Nielsen, pelo contrário, foi politico no Canadá e hoje em dia, o aeroporto de Yellowknife tem o seu nome.

Um dia, três argumentistas decidiram fazer um filme a gozar com os filmes-catástrofe. E queriam actores sérios que acharam que dariam otimos comediantes. Contactaram Lloyd Bridges, Robert Stack, Peter Graves (o Jim Phelps do "Missão Impossivel") e Nielsen. E todos aceitaram. Esses senhores eram Jerry Zucker e o seu irmão David Zucker, e Jim Abrahams, e o filme era "Aeroplano!", um filme que gozava com os filmes-catástrofe. O filme foi rodado em 34 dias, no Verão de 1979 e tornou-se num enorme sucesso, criando uma série de filmes que ficaram conhecidos como "ZAZ", um tipo de comédia em que gozavam com tudo o que estava à volta.

Depois veio a "Onde Para a Policia?" com três filmes e o memorável papel de Frank Drebin, um inspector da policia de Los Angeles conhecido pela sua pouca competência para apanhar criminosos. Em conjunto com o seu chefe (George Kennedy) e o seu adjunto Nordberg, interpretado por O.J. Simpson, não se sabia como, mas conseguia resolver os crimes e as conspirações contra o Estado ou alguém importante.

Continuou a fazer este tipo de filmes até há pouco tempo, continuando activo até à sua morte, aos 84 anos, vitima de pneumonia. O tipo de filmes que fazia podia já ser enjoativo, como os "Scary Movies", mas conseguiu fazer nome.

Em tributo a ele, coloco aqui uma das mais famosas cenas do "Aeroplano!". E acho que vou ver esse filme de novo esta noite.

Sem comentários: