terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rookie Tests de Abu Dhabi: Ricciardo o melhor, Felix da Costa dá nas vistas

Hoje foi o primeiro dia dos "rookie test" em Abu Dhabi. Neste aborrecido circuito árabe, mais de uma dezena de pilotos tiveram o seu primeiro contacto com os carros de Formula 1... Bom, nem todos. O Paul Di Resta, por exemplo, é o terceiro piloto da Force India e já experimentou estes carros por mais do que uma vez, por exemplo.

Nesta lista de jovens pilotos, estão ali um grupo de jovens esperanças, algumas delas com títulos no bolso. O francês Jean-Eric Vergne é o campeão britânico de Formula 3, o mexicano Esteban Gutierrez é o campeão da GP3, o britânico Dean Stoneman foi o campeão da Formula 2, e claro, Pastor Maldonado é o campeão da GP2. E claro, temos um piloto português no meio: António Felix da Costa, o "Formiga". Com 19 anos, foi o "rookie do ano" na Formula 3 Euroseries, vencendo três corridas em 2010 e causando boa impressão na GP3, correndo em quatro provas pela Carlin. Contudo, Felix da Costa não é o mais jovem a sentar o rabo num Formula 1 nestes testes. O indonésio Rio Haryanto, por exemplo, tem 17 anos e compete actualmente na GP3 com algum sucesso, diga-se.

Mas foi engraçado ver como é que esta jovem gente iria se comportar a bordo destes carros. O australiano Daniel Ricciardo, por exemplo, é um excelente piloto, e provou, a bordo do seu Red Bull, que sabe adaptar-se bem, fazendo o melhor tempo. Depois veio o McLaren de Oliver Turvey, que fez a GP2 e acabou a temporada na sexta posição. E depois veio Felix da Costa, no seu Force India, que fez um tempo que foi 0,5 segundos mais rápido que Vitantonio Liuzzi e 0,4 segundos mais rápido do que Adrian Sutil.

Claro, o piloto português no final do dia afirmava que estava a viver "o dia mais feliz da minha vida como piloto profissional. Adorei o carro a equipa, senti-me muito confortável e bem recebido desde o primeiro minuto e ao longo do dia tudo isso se foi refletindo. A equipa Force Índia é fantástica, revelando uma grande ambição numa disciplina que conta com formações muito fortes e bem apetrechadas. Espero que este tenha sido apenas o primeiro de muitos dias na Fórmula 1. Foi, de facto um dia perfeito e inesquecível."

Contudo, há ressalvas a serem feitas: o circuito está cheio de borracha, que faz com que os carros sejam mais 1 a 1,5 segundos mais rápidos do que sem borracha, e não sabemos bem se correram com o depósito cheio, a meio ou vazio. E no caso da Hispania, o que me garante que o Colin Kolles não lhe arranjou um carro um pouco abaixo do peso? Se não for assim, então o Pastor Maldonado convenceu muita gente que é um predestinado "salvador da pátria"... Mesmo fazendo o devido desconto de 1 a 1,5 segundos, pode-se dizer que para primeira vez num carro de Formula 1, o "Formiga" conseguiu não ficar muito atrás dos pilotos titulares. E deu um segundo ao Paul di Resta, o terceiro piloto da equipa.

Amanhã há mais "rookie tests" para ver, e na Force India, Felix da Costa vai dar mais umas voltas, desta vez em companhia do holandês Yelmer Buurman.

Sem comentários: