sexta-feira, 12 de novembro de 2010

WRC 2010 - Rali da Grã-Bretanha (Dia 1)

O primeiro dia do Rali de Gales mostrou essencialmente uma batalha entre Ford e Citroen, entre Jari-Matti Latvala e Sebastien Löeb, com o francês a levar o melhor mais para o final do dia, aproveitando um furo por parte de Latvala, que perdeu um minuto e caiu para o sexto posto da geral.

Contudo, a tarefa dos pilotos tem sido dificultada pelas más condições meteorológicas, já que na zona de Gales, a chuva tem caído de forma intensa, tornando os troços bastante escorregadios e traiçoeiros. Face a tudo isto, Löeb acaba por chegar ao final deste primeiro dia com a liderança da prova a cair ao seu colo, mas a luta pelo triunfo ainda está em aberto, pois o segundo classificado, Petter Solberg, está a apenas... 1,8 segundos. E Sebastien Ogier, o terceiro, tem apenas... 3,8 segundos de desvantagem para o lider. Os três são todos Citroen.

Tirando Latvala, que lutou pela liderança durante grande parte do dia e teve o tal furo atrás referido, o outro carro da Ford, guiado por Mikko Hirvonen, já tem uma desvantagem de 42 segundos para Löeb, que apesar de ser uma vantegem teoricamente recuperável, em relação aos outros três pilotos, está bastante distante de todos eles e depende mais dos azares dos outros do que própriamente aumentar o ritmo para poder lutar pela vitória. Dani Sordo vem na quinta posição, logo na frente de Latvala. Henning Solberg é o sétimo no seu Fiesta S2000, logo na frente de Matthew Wilson, Mads Ostberg e do Citroen C4 de Kimi Raikkonen.

Na Produção, o português Armindo Araujo tem as coisas controladas, e ao final do primeiro dia, tudo indica que está a caminho de revalidar o título. Segundo as contas do piloto de Santo Tirso, basta-lhe terminar o rali no sexto posto para revalidar o título no PWRC, mas para maior beneficio do piloto luso, o seu maior rival, o sueco Patrik Flodin, deu um toque com o seu carro numa das classificativas da tarde e acabou por danificar a direção, perdendo bastante tempo e descendo do primeiro para o terceiro posto, a menos de dois segundos de Armindo Araujo. Na liderança do agrupamento da prova está, agora, o estónio Ott Tanak, que tem 40,9 segundos de avanço sobre o piloto português.

O rali de Gales prossegue amanhã.

Sem comentários: