quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dakar 2011: O décimo dia

A etapa de hoje, que foi percorrida entre as localidade de Copiapó e Chilecito, na Argentina, no total de 862 quilómetros, 176 dos quais em espacial, marca não só o regresso da caravana a paragens argentinas, como também demonstra que o rali mais longo do mundo está a chegar paulatinamente ao seu final.

E nas motos, parece que Marc Coma é cada vez mais o vencedor do rally Dakar. O piloto espanhol acrescentou mais 9 minutos e 56 segundos à vantagem que já levava sobre o francês Cyril Desprès (KTM), que hoje foi segundo e pagou caro um engano no percurso, do quão não logrou recuperar. Na geral, ambos estão separados por 18 minutos e 10 segundos, com vantagem para Coma.

Quanto a Helder Rodrigues, a sorte foi-lhe madrasta. O piloto da Yamaha estava a fazer uma grande tirada sempre na frente da classificação, estando com o melhor tempo no Way Point 6, o penúltimo do dia, com uma vantagem de dois minutos e 39 segundos sobre o espanhol Marc Coma (KTM). Contudo, no final da etapa Helder Rodrigues teve problemas de navegação e perdeu minutos preciosos, deixando que o piloto espanhol alcançasse mais uma vitória, com uma vantagem de 23 minutos sobre Rodrigues, que caiu para o décimo posto.

"Foi a mesma coisa de ontem! Parti atrás do Marc [Coma] e do Cyril [Desprès] e apanhei-os. De seguida, a uma dezena de quilómetros do final, perdemo-nos num leito de rio seco e não conseguimos encontrar a saída, perdi imenso tempo aí. São dois dias seguidos, é muito duro", afirmou o motard português no final da etapa.

Quanto a Ruben Faria, o piloto da KTM terminou a especial na terceira posição, tendo ficado a treze minutos e 22 segundos de Coma, mas voltou a aproximar-se do quarto lugar, pertencente a Hélder Rodrigues, havendo agora cerca de cinco minutos a separar os dois motards. "Nesse aspeto foi espetacular e abre novamente a luta pela posição, mas estou algo triste com o facto de hoje termos perdido de novo muito tempo para o Marc Coma. O Cyril está agora a 18 minutos e é uma diferença muito grande para recuperar até sábado, mas depois do que vimos hoje tudo pode acontecer... e já amanhã.", afirmou.

Nos automóveis, a luta entre os Volkswagens continua. Apesar de hoje o vencedor ter sido o sul-africano Giniel de Villiers, à frente de surpreendente segundo colocado, o polaco Krzysztof Holowczyk (BMW) e Stéphane Peterhansel, também em BMW. Nasser Al Attyah conseguiu ser melhor que Carlos Sainz, que se atrasou um pouco no inicio da etapa, primeiro porque perdeu tempo após ter ficado preso na areia, e depois um erro de navegação fê-lo perder ainda mais tempo, chegando mesmo a passar nos Way Points com cerca de 14 minutos de atraso. Tudo isto foi o suficiente para terminar atrás do qatari, que não se fez rogado e aproveitou, ganhando dez minutos a Sainz.

Quanto a Ricardo Leal dos Santos, esteve bem nesta etapa, terminando no sexto posto, e mantendo o mesmo lugar na geral.

Amanhã a etapa do Dakar é entre Chilecito e San Juan, na Argentina, uma especial de 786 quilómetros, dos quais 622 serão feitos em espacial.

Sem comentários: