quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - O décimo primeiro dia

O Rally Dakar está a chegar ao fim e se cada vez mais se definia o vencedor, provavelmente hoje já está decidido. E poderá ser um estreante: o qatari Nasser Al Attyah. Isto porque o espanhol Carlos Sainz perdeu mais de duas horas na etapa de hoje quando partiu um braço da suspensão do seu Volkswagen Touareg, em particular a frente/direita. Essa perda não só o fez perder o terreno face a Nasser Al Attyah como também fez perder o segundo posto a favor do sul-africano Giniel De Villiers, ficando a uma hora e 27 minutos do comando.

Em relação aos BMW, Stephane Peterhansel foi o quarto na etapa e ficou mais próximo do terceiro lugar de Sainz. Já Ricardo Leal dos Santos, no outro BMW, foi sétimo e menteve o sétimo lugar da geral.

Nas motos, o vencedor da etapa foi Cyril Després, que conseguiu diminuir a desvantagem que tem sobre Marc Coma, mas poderá não ser suficiente para impedir a vitória do piloto espanhol, pois Coma tem quinze minutos e 48 segundos de vantagem sobre Després e 49 minutos e 24 segundos sobre Francisco "Chaleco" Lopez Contardo, que também foi terceiro nesta etapa, a seis minutos e 19 segundos sobre o vencedor.

Em relação a Helder Rodrigues, ele foi quarto classificado na etapa, a sete minutos e 44 segundos do vencedor, e mantêm o quarto posto na geral, a uma hora e 35 minutos da liderança.

Quanto a Ruben Faria... começou o dia com mais uma má noticia, quando se soube que tinha sido penalizado pela terceira vez neste rali. Depois de ontem ter sido terceiro classificado na chegada a Chilecito, a má noticia chegou já ía longa a noite em Portugal quando Ruben Faria foi penalizado pela organização com duas horas extra pela falha na passagem por um dos 'waypoint' do dia. E com isso, caiu do quinto para o oitavo posto da geral.

"Nem sei o que senti na altura. Depois de uma especial tão dura foi duro demais, mas estava claro no relatório de passagens que tinha falhado um dos pontos.", começou por afirmar Ruben Faria depois de ter recebido a noticia. "É um erro meu, que infelizmente cometi e fui penalizado por isso."

Mesmo assim, lá fez a etapa: "Deixei de pensar na classificação geral. Fiz a minha etapa mas com pistas mais estreitas é complicado ultrapassar. Consegui mesmo assim ser 11º no final de um dia longo onde tentei acima de tudo não cometer erros, especialmente na primeira parte onde andámos entre montanhas e onde podíamos errar uma pista mais facilmente. A segunda metade do dia era mais a meu gosto e segurei a minha posição.", concluiu.

Amanhã, a etapa do Dakar ligará as localidades argentinas de San Juan e Córdoba, no total de 678 quilómetros, 558 dos quais percorridos em especial.

Sem comentários: