segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - O oitavo dia

Na tirada de hoje entre Antofagasta de Copiapó, no Chile, houve mudança na liderança do Dakar. A luta entre os dois Volkswagen está ao rubro e o qatari Nasser Al Attyah foi hoje mais rápido do que o espanhol Carlos Sainz, e a diferença alcançada entre os dois, de seis minutos e 36 segundos, foi mais do que o suficiente para haver mudanças na liderança da corrida, com Attyah a ser agora o comandante do Dakar deste anos, com um avanço de cinco minutos e catorze segundos sobre o bicampeão do mundo de ralis.

"O Carlos apanhou-nos depressa no início da etapa, mas no último setor de dunas atacámos ao máximo pois sabia que era ali que lhe podia ganhar tempo. As dunas são o meu terreno predileto e agora posso controlar a corrida...", afirmou o qatari, descrevendo os eventos da etapa de hoje.

Já Sainz não escondia alguma desilusão pelo comando perdido hoje: "Foi um dia mau, pois ficámos duas vezes plantados nas dunas. Agora temos de atacar, pois todas as etapas são duras, e vamos ver o que se passa daqui para a frente. Perdi tempo mas o rali não terminou ainda...", afirmou.

Atrás, o sul-africano Giniel de Villiers (VW) foi terceiro, na frente de Mark Miller, sendo que Peterhansel ficou atrás de Nani Roma no sexto posto. Quanto a Stéphane Peterhansel, voltou a ceder muito tempo em virtude de problemas no seu BMW X3 CC. Esteve parado mais de 20 minutos no km 430, partiu e voltou a parar mais 20 minutos ao km 449. As esperanças de vencer já não eram muitas, terminaram hoje de vez, já que os Volkswagen continuam dominadores e sem sinais de problemas.

"Para não variar furámos logo no início, mas o pior foi o motor, já que sobreaqueceu e tivemos de parar para fazer uma pequena bricolage com a ventoinha do radiador e depois voltámos a parar para meter água. Por fim até final ainda perdemos muito tempo, e no somatório andámos nisto cerca de hora e meia...", afirmou o piloto francês da equipa X-Raid.

Quanto ao português Ricardo Leal do Santos foi sétimo classificado na etapa de hoje, e ascende pelo menos um posto na geral, já que o polaco Krzysztof Holowczyc (BMW) teve problemas e atrasou-se. Outros pilotos que estão atrasados são o brasileiro Guilherme Spinelli (Mitsubishi) e o francês Christian Lavieille (Nissan), que são pilotos classificados à sua frente na geral, e que na altura em que estas linhas eram escritas, ainda não tinham o registo do seu tempo final averbado no site dakar.com.

Nas motos, enquanto que Cyril Després e Marc Coma disputam a liderança, com o chileno Francisco "Chaleco" Lopez a dar o seu melhor nas pistas caseiras, o destaque do dia entre os pilotos portugueses foi a queda de Paulo Gonçalves. O azar supremo do piloto da BMW, depois dos problemas elétricos na sexta-feira, que o fizeram perder mais de sete horas, hoje sofreu uma queda que o fez fraturar a clavicula e em consequência encerrar a sua participação nesta edição.

Quanto a Helder Rodrigues, esteve bem no dia, ao acabar no quarto lugar, mas perdeu tempo para "Chaleco" Lopez, porque este terminou à sua frente, no terceiro posto, e ganhou mais alguns minutos ao piloto português. Quanto a Ruben Faria, acabou a etapa no sétimo posto.

Amanhã, os concorrentes vão começar e acabar em Copiapó, numa etapa de "sprint" que vai ter 270 quilómetros, 235 dos quais em especial cronometrada.

Sem comentários: