sábado, 15 de janeiro de 2011

A Taça EV, ou uma nova competição em que os eletricos são reis

O futuro dos automóveis serão os carros elétricos, de uma certa forma. E o automobilismo, para não ficar para trás, tem de se preparar para largar progessivamente os carros a combustão interna e passar progressivamente para as energias alternativas. Solar, eolica, hidroeletrica, das ondas, nuclear, etc... e foi por isso que surgem competições para promover este tipo de veiculos. E esta semana foi apresentada a "EV Cup", uma competição com um calendário de seis corridas.

A competição, de sete provas - seis oficiais e um extra campeonato - , começará em Agosto e acontecerá na Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha... e Portugal. O formato das corridas será as de uma corrida normal: uma qualificação e respectiva corrida de trinta minutos, divididas em três categorias: micro-carros, desportivos e protótipos.

"Estamos a criar uma oportunidade aos fabricantes de tecnologia 'verde' e respectivos fornecedores de componentes para promover as suas tecnologias de uma forma nova e dexcitante. O automobilismo verde pode ser uma realidade em breve", disse Sylvain Filippi, o Director da EV Cup.

E os organizadores não querem deixar a promoção em mãos alheias. Contrataram a CAA Sports, uma organização de relações públicas especializadas em eventos desportivos, para promover esta competição, e conseguiram o apoio de personalidades como Damon Hill, director do circuito de Silverstone e Ben Collins, piloto ma Le Mans Series e claro, ex-The Stig do Top Gear.

A EV Cup é um conceito inédito que cria uma oportunidade para as empresas de marketing e potenciais patrocinadores de colocar os seus produtos numa combinação unica de publicidade associada e eventos de responsabilidade social” afirmou Peter Kenyon, da CAA Sports. “Estamos ansiosos para usar os nossos recursos em termos globais para construir uma série inédita na história no automobilismo e numa valiosa plataforma publicitária", concluiu.

Veremos como se verá este tipo de carros em competição. O seu sucesso tecnológico poderá abrir novas portas ao automobilismo, e provavelmente resgatar a ela um dos seus principios: o de ser uma montra de tecnologia, a ser usada em carros de estrada.

Sem comentários: