quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Joyeux Anniversaire, Professeur!

Cresci a detestá-lo, confesso. Para quem torcia por Ayrton Senna, Alain Prost, o cerebral professor vindo de França, tornou-se no "nemesis" de toda uma geração. Claro, houve sempre excepções, e esse tempo já passou. E com esse tempo para trás, podemos ver que tipo de piloto era o nosso aniversariante.

Mais do que um piloto cerebral, era um estratega. Naqueles meados dos anos 80 onde poupar pneus e gasolina era um fator critico, com os gulosos motores Turbo apenas a poderem "beber" 225 litros, Alain Prost jogou com isso melhor do que ninguém, conseguindo vencer muitas corridas nessa estratégia. E com os títulos mundiais de 1985 e 86, que foi um "presente do céu" quando Nigel Mansell rebentou o seu pneu em plena reta Brabham, inverteu a imagem de um bom piloto que quando lutava pelo título, acabava sempre por perder. E durante toda a sua carreira, somente em 1980 - o ano da sua estreia - e 1991, onde nõo venceu corridas e saiu da Ferrari pela porta pequena, é que não esteve envolvido na luta pelo título.

Não era um piloto entusiasmante, mas ultra-eficaz. As 51 vitórias ao longo da sua carreira na McLaren, Renault, Ferrari e Williams servem como testemunha, e as suas lutas contra pilotos do calibre de Nigel Mansell, Nelson Piquet, Niki Lauda, Michael Schumacher e sobretudo, Ayrton Senna, lhe deram o seu lugar no Olimpo.

Mesmo nos seus tempos de piloto, Alain Prost sonhava em ter a sua própria equipa. Durante algum tempo andou a namorar com a Ligier até que em 1996, conseguiu comprá-la e tentar avivar o sonho de uma "Ecurie de France", azul e com pilotos locais. A principio, parecia que as coisas correriam bem, mas depois a escolha dos motores Peugeot foi um dos vários erros que cometeu e o faz cair cada vez mais para trás no pelotão. Junta-se a isso a notoria incapacidade de a gerir, e no final de 2001, decidiu fechar as portas de vez, tornando-se em mais um caso de que "bons pilotos nem sempre se tornam bons chefes".

Agora está a gozar a reforma no Troféu Andros, guiando carros sob gelo e fazendo aquilo que faz melhor. E claro, vence corridas e campeonatos. "Joyeux Aniversaire, Alain Prost!"

Sem comentários: