sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sobre "Big John" Surtees

Hoje em dia curte a reforma, depois de uma longa e recheada vida. Aparece em eventos como Goodwood, correndo muitas vezes com o Ferrari no qual foi campeão, e deve ser para mim o melhor exemplo de piloto versátil que conheço: andou em duas e quatro rodas, correu na Ilha de Man e nas 24 Horas de Le Mans, lidou com pessoas como o Conde Augusta e Enzo Ferrari, pilotos como John Watson, Mike Hailwood, José Carlos Pace e Vittorio Brambilla.

John Surtees. Hoje em dia, quem vai aos livros de história sabe que este é o unico campeão das duas e quatro rodas. A sua vida merece não uma mas várias biografias. Guiou e construiu o seu próprio carro, guiou os carros e motos dos outros, as marcas que passaram pelas suas mãos são tantas que precisamos de cábulas para as ditar: Norton, MV Augusta, Lotus, Lola, Honda, Ferrari, BRM... até fazer a sua própria.

Tinha um feitio dificil. Aturou homens como Dragoni, mas sempre o respeitaram. Foi idolatrado em Itália, e quem dá títulos à Scuderia, tem de ser idolatrado. Nunca venceu em Le Mans porque a Ferrari não deixou, ou as máquinas o deixaram mal. Mas em compensação, ganhou a Man TT por três vezes consecutivas, as 12 Horas de Sebring e domou por duas vezes o Nordschleife. Quando ganhou o título em quatro rodas, em 1964, foi levado em ombros pelos locais, que o celebravam como campeão do mundo, como merecia.

Não sei se hoje em dia as gerações mais novas como a nossa sabem que ele foi. Quero acreditar que sim, que lêm os seus feitos da sua carreira longa e variada. Um dia, há dois anos, começamos a ouvir falar de outro Surtees. Era o seu filho Henry. Henry Surtees. Aparentava ser um promissor piloto, aconselhado pelo seu pai, que voltara aos "paddocks" para o seguir de perto. Demonstrou-se na Formula 2, uma competição que em 2009 regressava depois de um hiato de 25 anos. Tristemente, num dia de Julho, em Brands Hatch, onde o seu pai tem uma canto em sua honra, um pneu interrompeu bruscamente os seus sonhos e aspirações. Um dia antes, tinha subido ao pódio pela unica vez na sua carreira.

Apesar de tudo, marcou uma era. Feliz Aniversário, Big John!

Sem comentários: