domingo, 13 de fevereiro de 2011

WRC 2011: Rali da Suécia (Final)

E como seria de esperar, os Ford dominaram esta primeira etapa do Mundial de Ralis, nas frias paisagens suecas. E como no ano passado, Mikko Hrivonen venceu a corrida e tornou-se no primeiro lider do Mundial, mas desta vez com uma oposição mais forte e vinda de algumas personagens inesperadas, como o jovem norueguês Mads Ostberg, que acabou o rali num meritório segundos lugar, a apenas 6,5 segundos de Hirvonen e batendo pilotos consagrados como Jari-Matti Latvala, Petter Solberg, Sebastien Ogier e Sebastien Löeb, que teve um inicio do ano mais modesto do que o normal nestas paragens nórdicas, devidi aos furos que sofreu ao longo do rali.

No inicio das especiais de hoje, Hirvonen teve de gerir a vantagem que tinha para Ostberg, que se aproximou bastante para o ameaçar na liderança. Contudo, o finlandês aguentou-se bem e conseguiu ser suficientemente veloz para gerir a vantagem. Ostberg fez o seu melhor, mas não foi o suficiente para desalojar da liderança. A grande novidade foi no terceiro posto, quando Jari-Matti Latvala aproveitou os problemas insólitos de Petter Solberg para chegar ao lugar mais baixo do pódio e monopolizá-lo para a marca americana.

Solberg, como disse, perdeu tempo na última parte devido a um problema fora do vulgar: entre as duas especiais, Solberg foi parado pela policia local e levou uma pesada multa, impedindo-o de guiar o volante do seu carro, fazendo-o com que o seu navegador guiasse essa última etapa e perdendo mais de um minuto, caindo do terceiro para o quinto posto, ultrapassado por Latvala e Ogier.

Atrás deles ficou Sebastien Löeb. Muito modesto nesta prova de arranque da temporada, o piloto francês, sete vezes campeão do mundo, teve demasiados pequenos problemas que o impediram de lutar pela vitória no rali. Mas a sua rapidez estava lá: venceu várias classificativas e ainda conseguiu estar nos três primeiros na Power Sgtage, que lhe deu mais uns pontos extra.

Kimi Raikonnen conseguiu ser consistente e levou o carro até ao fim, embora com seis minutos de diferença sobre o vencedor. Mas o oitavo lugar - batido no inicio do dia de hoje pelo Ford do sueco Per-Gunnar Andersson - faz com que se possa dizer que o finlandês está a melhorar cada vez mais a sua condução nestas condições. Resta saber se isto é para continuar nos próximos ralis...

O Mundial de Ralis continua entre os dias 3 e 6 de Março, no México.

Sem comentários: