domingo, 6 de março de 2011

Extra-Campeonato: avacalhar o sistema



Costuma-se dizer que "a brincar se dizem coisas sérias", e o que aconteceu ontem à noite no Festival RTP da Canção foi um absoluto "abalo no sistema" quando escolheram como vencedores os Homens da Luta, a dupla constituida por Jel e Carlos Duarte, que são irmãos e há muito eram conhecidos pelo seu humor intreventivo e irreverente, e as suas intrevenções atrevidas, desde entrar em diretos na televisão até participar nas campanhas eleitorais, fazendo... a sua própria campanha.

Vou ser sincero: adorei o resultado de ontem à noite. Sempre achei que o Festival da Canção há muito que deixou de ter qualquer utilidade, e o Eurofestival não é mais do que uma mera troca de favores entre as várias regiões da Europa. Os paises do Leste a votarem em bloco uns com os outros, a trocas de favores entre os paises do Norte, os doze pontos que Grécia e Chipre trocam uns com os outros... há muito que esse "eurofestival" se tornou numa caricatura de si mesmo. Quando acontece, numa das semanas de Maio, só dá vontade de rir. Para não falar das musicas, que numa era da MTV's e quejandos, só tem visibilidade nos seus paises e pouco mais. Depois dos ABBA, não mais uma dessas musicas alcançou os tops euopeus.

Portanto, a melhor maneira de dizermos o que pensamos sobre esse Eurofestival é gozar com ela. Já fizeram no passado, mais concretamente em 2006, quando aqueles finlandeses metaleiros, os Lordi, deram ao seu pais a sua unica vitória na história do Eurofestival, mandando ondas de choque um pouco por toda a Europa e toda a comunidade eurofestivaleira. Nessa altura, adorei.

Claro, quando a votação popular escolheu os Homens da Luta como vencedores, estavam a mandar uma mensagem. Mais do que ser uma mensagem anti-sistema, é uma mansagem a dizer que isto há muito é uma caricatura de si mesmo. E a reacção das pessoas presentes no teatro naquele sábado à noite, com muitos a apuparem e metade das pessoas a abandonarem o local assim que se soube do vencedor, só demonstra o tipo de pessoas ques estavam por ali: absolutamente deslocadas da realidade.

Ver os Homens da Luta em Dusseldorf, em Maio, vai ser engraçado. Perderemos como sempre, mas perderemos com graça. Dêem-lhes, Neto e Falâncio!

Sem comentários: