sexta-feira, 11 de março de 2011

Extra-Campeonato: o terramoto no Japão



Depois de ter passado a noite a escrever biografias, corridas do passado e a entrevista ao meu amigo Mike Vlcek, acordo a meio da manhã impressionado com os eventos que aconteciam no outro lado do mundo, no Japão. O que mais me impressionou num pais como aquele foi a força que um tsunami têm. É certo que a área de Sendai é plana, mas ver por exemplo barcos de pesca a serem arrastados por mais de cinco quilómetros, qual barquinhos de papel, é um bom exemplo da força que a Natureza tem para libertar uma terramoto de 8.9 graus na escala de Richter.

Hoje, por umas horas, até a CNN "mandou às malvas" um discurso do filho de Muhammar Khadaffi por causa do que se passava no pais do Sol Nascente, onde os prédios tremeram, as pessoas ficaram em pânico - mesmo num pais habituado a terramotos todos os dias - e as refinarias pegaram fogo. Até há uma estado de "alerta nucelear" porque há duas centrais nas zonas afetadas.

O numero de vitimas ainda é baixo, mas quando estava a sair de casa, pelas duas da tarde, estava a ouvir uma noticia da autoridade de proteção civil japonesa que falava da descoberta de mais de duas centenas de corpos numa praia na zona de Sendai. E também falavam em dezenas de carros, camiões e autocarros arrastados pelas vagas do tsunami, com pessoas lá dentro. E até um comboio... uma coisa é certa: o terramoto desta madrugada é o quinto mais violento de sempre registado pelos instrumentos, e o segundo mais violento do século XXI, logo atrás do de Sumatra, a 26 de Dezembro de 2004.

Impressionante, simplesmente impressionante... principalmente as imagens das ondas destruidoras, que simplesmente varreram tudo.

Sem comentários: