quinta-feira, 17 de março de 2011

Os receios de Nico Rosberg sobre os novos sistemas

A semana e meia do começo do Mundial de Formula 1, os pilotos ainda tem alguns receios em relação ao aumento do numero de botões nos seus volantes e dos novos dispositivos que os carros terão, como o KERS e a asa traseira móvel. E o fato de alguns dos sistemas estarem mais desenvolvidos do que outros levantam questões até de segurança, como explica o alemão Nico Rosberg, numa entrevista à Autosport portuguesa, publicada na semana passada.

"O principal problema é o de fazer carregar o sistema, porque se terminamos uma volta sem o ter feito por completo, vamos estar em dificuldades nas duas ou três voltas seguintes. Usar o sistema, na fase em que nos dá mais potência, não é complicado, até porque estão pré definidas as zonas do circuito em que isso é mais vantajoso, mas carregar o sistema obriga a uma série de operações a que não estava habituado e nesta fase o meu engenheiro ainda tem de estar constantemente a dar-me instruções para o fazer."

"Junte-se a isto o acionamento do sistema móvel da asa traseira e tudo o resto que temos de ir acertando a partir do habitáculo e quase não sobra tempo para olhar para a pista e fazer as melhores trajetórias. Penso que vamos ter acidentes este ano por causa do muito trabalho que os pilotos têm de fazer no acerto dos carros e isso preocupa-me um pouco."

De fato, as declarações de Rosberg não são as únicas. Outros pilotos já partilharam receios semelhantes ao longo das semanas e à medida que se aproximam os dias para Melbourne, ouvem-se esse tipo de queixas com maior frequência. A juntar a isso temos o desgaste prematuro do qual os pneus Pirelli estão a ser sujeitos e ficamos com uma sensação de incerteza que todos vivem neste momento.

Com tamanha quantidade de coisas novas que os pilotos experimentarão, é certo que é um grande teste que eles vão passar. Testes são testes, treinos são treinos, mas a corrida é uma atmosfera completamente diferente, muito mais imprevisivel do que várias simulações em pistas e atmosferas diferentes. Afinal de contas, ainda se vive o Inverno europeu e em Melbourne, normalmente a temperatura anda pelos 20 graus no final do Verão austral...

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