quinta-feira, 24 de março de 2011

Rali de Portugal - Primeira especial

E já começou o Rali de Portugal. Acabou esta tarde a primeira superespecial do Rali de Portugal, feito à frente do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. E aqui, o primeiro milho foi para os pardais da Ford, com Mikko Hirvonen a ser melhor do que o segundo classificado, o Citroen de Sebastien Löeb. O finlandês fez 2.49,6 segundos, mais 1,3 segundos que o heptacampeão da Alsácia.

Petter Solberg ficou com o terceiro lugar, a 2,1 segundos de Hirvonen, mas à frente do Citroen de Sebastien Ogier e dos Ford de Jari-Matti Latvala e de Frederico Villagra, num bom sexto posto. Kimi Raikonnen ficou a seguir, a 5,1 segundos do vencedor.

Quanto a Armindo Araujo, fez uma classificativa sem compromissos, conseguindo colocar o carro no "top ten", mesmo à frente de Bernardo Sousa, que tem um Ford Fiesta WRC. Apesar do bom resultado, Armindo encara o resto do rali de forma realista: "Foi ótimo termos realizado um bom tempo logo na especial de estreia mas estamos nesta prova focados no objetivo de evoluirmos na nossa adaptação ao MINI e ajudar a equipa a desenvolver o carro o mais rápido possível, para estarmos dentro em breve na luta pelos lugares cimeiros", disse em delcarações captadas pela Autosport portuguesa.

Bernardo Sousa afirmou que não queria correr riscos com o carro novo: "Acabámos por ficar às portas do "top ten" numa especial que ainda significa muito pouco em termos desportivos, e já só penso em começar amanhã bem cedo a somar mais quilómetros no Fiesta WRC, adaptar-me melhor ao que o carro exige do piloto. Pensar em resultados fica reservado para domingo à tarde para a chegada ao Estádio Algarve, pois esse é o meu objetivo primordial. Se a isso pudermos acrescentar um bom resultado será um bónus muito bem-vindo mas não obrigatório".

Bruno Magalhães foi 17º na classificativa, enquanto que Daniel Oliveira, o brasileiro da equipa Mini, terminou apenas na 34ª posição.

A superespecial ficou marcada por um incidente envolvendo o Ford Fiesta de Mads Ostberg, quando este bateu num mureto de betão e arrancou parte de uma roda. Esta se soltou pouco depois e, desgovernada, caiu numa área com espectadores, ferindo três sem gravidade. Quanto ao piloto norueguês, fez o resto da classificativa em três rodas e já perdeu quase dois minutos, partindo amanhã da última posição. No final da classificativa, o jovem piloto de 24 anos não escondeu a sua frustração, questionando-se por ter cometido um erro "estúpido com os pneus frios".

O Rali de Portugal prossegue amanhã.

Sem comentários: