sexta-feira, 15 de abril de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 3, China (Treinos)

Menos de uma semana depois de Sepang, a Formula 1 ja está em Xangai para correr na terceira etapa do campeonato, a última antes de chegar a paragens europeias. E se em sete dias nada se decide em termos de evolução dos carros, pode se dizer que ver o Red Bull de Sebastian Vettel na frente da tabela de tempos começa a ser enfadonho. Apesar de, por exemplo, o melhor tempo do piloto alemão ter sido apenas 0,166 segundos mais rápido do que o McLaren de Lewis Hamilton, que conseguiu superar Jenson Button num duelo interno muito equilibrado, pois o britânico, campeão do mundo em 2009, foi o terceiro nessa segunda sessão de treinos livres.

Depois deles vieram os Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher, que ficaram na frente do Ferrari de Felipe Massa, do Force India de Adrian Sutil e dos Renault de Vitaly Petrov e Nick Heidfeld. Todos eles ficaram na frente do segundo Red Bul de Mark Webber, que fechou o "top ten" desta segunda sessão. Fernando Alonso foi apenas o 14º nesta segunda sessão, pois segundo a equipa, andou mais a trabalhar na eficiência aerodinâmica depois de na primeira sessão ter sido o 12º classificado.

Quanto às novatas, começa-se a notar duas coisas: a primeira, que a Lotus começa a encurtar cada vez mais as distâncias para a concorrência. Se na primeira sessão, Heiki Kovalainen conseguiu o 14º tempo, a 2,8 segundos da melhor marca, já na segunda sessão, o finlandês diminuiu essa diferença para 2,7 segundos, mostrando que eles evoluiram para melhor. E a segunda nota tem a ver com os Hispania, que não conseguem ficar dentro da marca dos 107 por cento, como também já superam os Virgin. E não é só Vitantonio Liuzzi, também o indiano Narain Karthikeyan conseguiu superar os Virgin...

Para finalizar, e indo um pouco atrás no tempo, a primeira sessão de treinos teve a presença de três terceiros pilotos: Luiz Razia, na Lotus, Nico Hulkenberg, na Force India e Daniel Ricciardo, na Toro Rosso. Se Hulkenberg continua a ser mais rápido que muita gente, Daniel Ricciardo continua a sua adaptação à Formula 1. Luiz Razia teve a sua estreia, e claro, não foi muito longe. Mas não foi o último...

Amanhã de manhã tem a qualificação, e logo se verá se Vettel consegue a terceira consecutiva. Ou será que desta vez, as McLaren conseguirão contrariar a tendência? Veremos.

Sem comentários: